30 de novembro de 2011

DIA 2 DE DEZEMBRO: DIA NACIONAL DO SAMBA - PARTE II

O Dia Nacional do Samba, em Porto Alegre, foi antecipado do dia 2 de dezembro para o domingo último (27), e comemorado na Usina do Gasômetro, a partir das 16 h, com shows de Monarco e Guaracy Sete Cordas, da Velha Guarda da Portela, além de atrações locais, como Roda de Choro de Porto Alegre, Coletivo Turucutá, DJ Fausto e Samba da Umbigada. O evento foi promovido pelo Instituto Brasilidades. {Instituto Brasilidades e Portal Vermelho}

Em Belém, o 2 de dezembro será comemorado, como acontece há muitos anos, com um show realizado por Yuri Guedelha & Sarau Brasil e convidados no "African Bar". A partir das 22 h, além desses, Sombra (compositor, cantor e instrumentista carioca) e Pedro da Flor (cantor e compositor carioca), mais a "nata do samba paraense": Bilão, Gigi Furtado, João Lopes, Júnior Bambo, Mariza Black, Marquinho Melodia, Muka, Pedrão Frade e Tony Melodia estarão comemorando a data com o show intitulado "Viva o samba", que será uma grande homenagem a este gênero musical genuinamente brasileiro e que se tornou um dos principais símbolos da identidade nacional. {Diário do Pará Online, 30/11/2011}

No Dia Nacional do Samba o Brasil inteiro celebra a data com shows, festas e é claro, muito samba no pé. O Arrumadinho, um dos principais grupos que levanta a bandeira do samba em Teresina, não podia ficar fora dessa e realiza um show com o melhor do gênero e várias participações nesta sexta, (02), no Bossa Nova, a partir das 22h.

De acordo com pesquisadores, a escolha do dia 02 de dezembro para comemorar o Dia Nacional do Samba foi inspirada na primeira vez em que o compositor mineiro Ary Barroso pisou na Bahia e foi homenageado pelo vereador Luis Monteiro da Costa com a instauração da data. O motivo da homenagem foi o samba "Na Baixa do Sapateiro", de 1938, em que Barroso reverencia a capital baiana.

Grupo Arrumadinho
O samba "Na Baixa do Sapateiro", de 1938, em que Ary Barroso homenageia a capital baiana, e vários outros memoráveis sambas estarão no repertório do Grupo Arrumadinho que recebe no palco do Bossa Nova a participação do cantor Walber Júnior e do Grupo Sambasoulto. Clássicos do samba, passando pelos sucessos da nova geração e variações desse ritmo genuinamente brasileiro, como o samba rock e o samba duro, vão fazer todo mundo balançar e se divertir nesta sexta com o Grupo Arrumadinho, comemorando o Dia Nacional do Samba. {Cidadeverde.com, 29/11/1961}

A Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias vai comemorar o Dia Nacional do Samba, na sexta-feira (2 de dezembro), dentro do projeto “Estação do Samba - Parada Obrigatória”, que acontece toda sexta-feira a partir das 17h no Centro de Cultura Nordestina Jackson do Pandeiro, no Mergulhão.

A festa será animada pelo intérprete Wantuir, da Grande Rio, que fará o lançamento do CD “Simplicidade”. Contará também com a participação da bateria show da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio e do Grupo Tudo a Ver. A entrada é franca.

O projeto Estação do Samba foi lançado oficialmente em dezembro de 2010, com um grande show de Monarco e Mauro Diniz e da bateria da Grande Rio e vários blocos e artistas da cidade, que empolgaram as cerca de 8 mil pessoas que lá estiveram. No mesmo espaço funciona aos sábados e domigos, o projeto Forró na Feira, que atrai cerca de 5 mil pessoas a cada final de semana. O evento também tem entrada franca. {Diário Democrático Online, 29/11/2011}

Vitória vai comemorar o Dia Nacional do Samba com diversas atividades nesta sexta.  Numa ação inédita na capital, logo cedo (às 7 h da manhã), passageiros das linhas de ônibus municipais 103 e 172, que passam por redutos do samba capixaba, ganharão a companhia de músicos com cavaquinho e pandeiro - Rogerinho do Cavaco e Tunico do Cavaco -, além de 'clowns' vestidos de personagens como o malandro e a mulata.

No repertório, grandes sucessos de compositores como Noel Rosa, Cartola, Adoniran Barbora e tantos outros autores de clássicos do gênero. Às 12 horas, os 'clowns' estarão na praça Costa Pereira interagindo com os passantes.

"O samba está na alma dos capixabas. Temos um sem número de artistas, instrumentistas, músicos e intérpretes que se dedicam a cantar e a perpetuar esse gênero musical tão nosso, tão brasileiro. Poder comemorar esse dia e oferecer à cidade uma programação voltada para o samba é uma alegria muito grande. Espero que as pessoas possam curtir a data e não deixar nunca o samba morrer", sublinha o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.

Às 13:30 h, Roda de Samba nas Caieiras: tem cavaquinho pra ver, sambar, batuque pra galera cantarolar. E quem quiser chegar, pode trazer as vozes para acompanhar. Esse é o espírito de uma boa roda de samba! E, para celebrar o Dia Nacional do Samba, o píer da Ilha das Caieiras será palco de uma roda de samba com mais de 40 músicos.

Eles chegarão à ilha numa escuna. O passeio pela baía de Vitória, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura para os sambistas, é uma forma de homenagear aqueles que mantém viva a tradição do samba na cidade. Quem estará capitaneando a escuna é o sambista Lajota.

À noite, a partir das 19h30, o Mercado São Sebastião, em Jucutuquara, se transforma em Mercado do Samba com shows de Tonico e Rogerinho do Cavaco.
Autodidata do samba capixaba, Tonico do Cavaco é autor e compositor de várias obras. Já fez sambas para escolas de samba de Vitória, Guarapari e também escolas do Rio de Janeiro, como as agremiações de Valença e Itaperuna.

Entre seus parceiros estão: Mancha, Cláudio, Dílson de Farias, Attilio Juffo, Fernando Monteiro, Marquinhos Gente Bamba, Zinho Furão, Costa Pereira, Fefeu, Rogerinho do Cavaco e outros.

Tonico do Cavaco é um dos baluartes do samba capixaba. Em seu show, interpreta clássicos de nossa terra e também do cenário nacional, sempre acompanhado por músico de renome no Estado.

Rogerinho do Cavaco, que se apresenta logo em seguida é jornalista, cantor e compositor e músico. Nascido em família festeira, já atuou em diversos grupos de samba e agremiações carnavalescas. Fez a abertura e fechamento de shows de grandes nomes da música brasileira como Zeca Pagodinho, Emílio Santiago e Grupo Revelação.

Em 2010, lançou o seu primeiro CD, "Rogerinho do Cavaco" tem a proposta de divulgação do samba autêntico. Este ano, com apoio da Lei Rubem Braga, apresentou seu segundo disco, "Samba do Povo", mesclando composições próprias e de outros autores, o disco do sambista tem a produção de Milton Manhães. {Blog Ritmo Carioca, 29/11/2011}

Uma grande roda de samba marca o início das comemorações pelo Dia Nacional do Samba, em Campinas, nesta sexta (2), a partir das 17:30 h. A festa será na plataforma da Estação Cultura "Prefeito Antônio da Costa Santos", com entrada gratuita.
O evento é realizado pela Liga Campineira das Escolas de Samba (Lesca) e pelo grupo Papo de Samba, com apoio da prefeitura. Segundo Adilson Garcia, um dos organizadores, o objetivo é comemorar a data promovendo uma roda de samba "para entrar no Guiness Book".

A festa terá a participação de grandes nomes do samba campineiro, como Ido Luiz, Niva (do Partido Alto), Rinaldo (Rina), Fernando Revelação, Leandro Marçal e Alex, além de sambistas de Jundiaí e da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, de São Paulo. Os grupos Ariá e Amizade também vão integrar a roda. {Campinas.com, 29/11/2011}

Fundo de Quintal e Jorge Aragão - Lucidez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.