29 de novembro de 2011

DIA 2 DE DEZEMBRO: DIA NACIONAL DO SAMBA

O Dia Nacional do Samba foi instituído pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa para homenagear o compositor mineiro Ary Barroso, que criou o samba “Na Baixa do Sapateiro”, um tributo à Bahia, sem nunca ter ido até lá. Quando Ary Barroso pisou em solo baiano pela primeira vez, em 2 de dezembro de 1940, o vereador aprovou uma lei que estabelecia que aquele seria o Dia Nacional do Samba. De acordo com o Ministério da Cultura, a data foi instituída em 1963. No ano seguinte, ela foi proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como “Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”.


Vamos acompanhar até domingo, dia 4, as atividades em todo o país.


* * *
Em Salvador, o Dia Nacional do Samba foi antecipado para o domingo 27 passado, quando houve uma caminhada que reuniu nove trios elétricos que desfilaram do Campo Grande à Praça Castro Alves. 

Uma multidão de apaixonados pelo ritmo compareceu ao centro da cidade, fazendo uma prévia do carnaval – que no próximo ano acontece entre os dias 16 e 21 de fevereiro e fará uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, quando ele completaria 100 anos de vida, com o tema “O País do Carnaval”.

A sexta edição da Caminhada do Samba reuniu mais de 300 mil pessoas e contou com a participação dos maiores blocos de samba da Bahia: Alvorada (Grupo Bambeia), Alerta Geral (Fora da Mídia), Pagode Total (É o tchan), Reduto do Samba (banda de mesmo nome), Proibido proibir (Pagode Versato), Vem Sambar (Movimento), Amor e Paixão (Batifun e Nelson Rufino), Samba Popular (Rito Negão) e Que Felicidade (Filosofia).

Os blocos fizeram o mesmo percurso do Circuito Osmar (Campo Grande), do carnaval de Salvador, sem cordas, tocando clássicos de grandes sambistas baianos como Riachão, Batatinha, Ederaldo Gentil e sambas de todas as épocas. 

De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Claudio Tinoco, o número expressivo de pessoas demonstra que as raízes do samba estão em Salvador, cuja efervescência artística e cultural encanta turistas de todo o planeta. “E, como nos últimos anos, não poderíamos deixar de apoiar esta grande manifestação popular. Como na caminhada do samba, estamos reunindo com todos os órgãos envolvidos para que todas as festas populares ocorram de forma ordenada, alegre e pacífica”. {Bahia Todo Dia, 28/11/2011}


* * *
No Rio de Janeiro, as comemorações pelo Dia Nacional do Samba, começam no início da noite de hoje (29) e vão até o próximo sábado (3). No sábado, pelo décimo sexto ano consecutivo, partirá da Central do Brasil, com destino ao subúrbio de Oswaldo Cruz, na zona norte da cidade, o tradicional Trem do Samba. A festa vem crescendo a cada ano e o trem, na verdade, já não é mais um. Nesta edição, serão cinco composições, cada uma com capacidade para mil passageiros, com saídas sucessivas entre 16h e 19h de sábado.

Trem do Samba
“A festa cresceu tanto que acho que seria o caso de pensar, para a cidade do Rio de Janeiro, em um feriado municipal para comemorar o Dia Nacional do Samba”, defende o sambista Marquinhos Diniz, um dos responsáveis pela organização do evento. Com o Trem do Samba atraindo um público cada vez maior, a concessionária SuperVia foi obrigada, desde o ano passado, a deslocar a saída das composições para o sábado seguinte ao dia 2, para não prejudicar o tráfego ferroviário em um dia de semana. Ver programação do Trem do Samba 2011 aqui.

Os shows que antecedem a festa serão realizados de hoje a sexta-feira (2), a partir das 18h30, em um palco montado ao lado da estação Central do Brasil. Lá, vão se apresentar grandes nomes do samba, como Nelson Sargento, Wilson Moreira, Monarco, Mauro Diniz, Marquinhos de Oswaldo Cruz e as velhas guardas da Portela e do Império Serrano. Na sexta-feira, a dose será dupla, com apresentações também em Oswaldo Cruz, a partir das 21h.

No sábado (3), o show começa ao meio-dia, na Central do Brasil, reunindo nomes como Delcio Carvalho, Noca da Portela e cinco velhas guardas de escolas de samba, além das da Portela e do Império Serrano, também as do Salgueiro, Vila Isabel e Mangueira. Fora da programação oficial, durante o trajeto do trem, há mais de 100 rodas de samba formadas pelos próprios passageiros, que levam seus instrumentos para as composições. “Esse é o grande barato da festa”, garante Marquinhos Diniz.

A programação termina na noite de sábado, com três palcos em Oswaldo Cruz, que receberão, a partir das 20h, shows de Mart’nália, Arlindo Cruz e do grupo Fundo de Quintal. Para Marquinhos Diniz, o Trem do Samba contribui para ressaltar a importância dos bairros percorridos pela linha férrea na geografia da música popular. “A função maior do trem é seguir os trilhos da memória do samba, que passam pelo subúrbio carioca. Assim como Copacabana e Ipanema foram cantadas pela bossa nova, o subúrbio sempre foi cantado pelo samba”, destaca.

O embarque nas composições do Trem do Samba será feito mediante a troca de 1 quilo de alimento não perecível pelo bilhete, na estação da Central do Brasil. Os alimentos arrecadados serão doados para o Programa Fome Zero. {Paulo Virgílio, Agência Brasil, 29/11/2011}




* * *
Já em São Paulo, no dia 2 de dezembro, sexta-feira, o Dia Nacional do Samba, a União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) fará uma série de encontros e homenagens, com direito a um grande encontro de sambistas no encerramento.



As comemorações começam na quinta-feira (1º), com Encontro de Sambistas, às 12h, no Marco Zero do Samba, entroncamento das ruas Glória, Lavapés, Tamandaré e do Glicério, na zona sul da cidade. No mesmo dia, haverá também uma mostra de filmes sobre samba e Carnaval, que vai das 18h até às 6h de sexta-feira, na sede da Uesp.

Uma grande festa está marcada para começar às 21h do dia 2, na quadra da escola de samba Império de Casa Verde, onde haverá uma roda de pavilhões com participação das escolas Amizade Zona Leste, Nenê de Vila Matilde, Império de Casa Verde e Vai-Vai.

Na ocasião, será anunciado o casal cidadão e cidadã samba 2012 e os novos embaixadores do samba, grupo formado por sambistas com mais de 30 anos de dedicação e trabalhos ligados ao Carnaval Paulistano. A organização da festa promete uma surpresa para o encerramento.

O Museu Índia Vanuíre, da Secretaria de Estado da Cultura, realiza uma palestra na sexta-feira (2), às 15h, Dia do Samba, que abordará as relações entre o ritmo e a construção da identidade nacional, sua importância enquanto patrimônio imaterial brasileiro, além de destacar os principais sambistas que marcaram época, como: Noel Rosa, Ary Barroso, Lamartine Babo e Pixinguinha. A atividade é gratuita e faz parte do Ano Internacional dos Afrodescendentes – celebrado pela Unesco em 2011. {Portal Vermelho, 29/11/2011}


* * *
Samba na Gamboa: Martinho da Vila, 
Nelson Sargento e Diogo Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.