24 de novembro de 2011

DICA: QUEEN - História Ilustrada Da Maior Banda De Rock De Todos Os Tempos

Formato: Livro
Editora: GLOBO
1ª ed. - 2011
288 p
Assunto: BIOGRAFIA - MÚSICA

Sinopse: Em 1981, há exatos 30 anos, o Estádio do Morumbi, em São Paulo, tremeu como nunca – e não foi por causa do futebol. No auge de sua carreira, a banda inglesa Queen fez apresentações inéditas no país. Em duas noites consecutivas, o quarteto inglês levou ao delírio mais de 200 mil jovens brasileiros com aquele que seria o primeiro megaconcerto de suas vidas – um show de rock "de verdade", como nunca tinha sido realizado por aqui, com efeitos de luz deslumbrantes, som poderoso e a magnética presença de palco de Freddie Mercury e companhia. Não poderia haver uma iniciação melhor em termos de superevento: nenhuma outra banda foi tão eficaz em arrebatar estádios pelo mundo todo quanto o Queen.
Essa vocação para a grandiosidade, para o espetáculo dirigido a grandes públicos, fez do Queen um fenômeno de popularidade. Nem a passagem do tempo, nem o fim do banda, com a morte de Mercury, em 1991, foram capazes de lançá-la ao esquecimento. Ao contrário, seu nome se torna cada vez mais forte à medida que hits como We will rock you, We are the champions ou Love of my life se eternizam como clássicos do rock. Os segredos dessa fórmula de sucesso duradouro são esmiuçados em Queen – História ilustrada da maior banda de rock de todos os tempos, escrito e compilado pelo jornalista britânico Phil Sutcliffe.

Discografia completa e comentada: Além de recuperar entrevistas feitas por ele mesmo com integrantes da banda, Sutcliffe empreendeu uma ampla pesquisa em tudo o que já se publicou a respeito do Queen. A investigação, capaz de surpreender até os mais ardorosos e bem-informados fãs, se estendeu a ponto de resultar na coleta de um rico acervo iconográfico: o livro traz mais de 500 imagens de shows, fotos dos integrantes da banda e itens de memorabilia, tais como cartazes de shows, capas de disco, canhotos de ingresso e programas de concerto.
Outro destaque do volume é a discografia completada e comentada: cada álbum do Queen ganhou análises detalhadas assinadas por jornalistas especializados em rock, como Jim DeRogatis e Greg Kot (autores de The Beatles vs. The Rolling Stones: opiniões ruidosas sobre a grande rivalidade do rock'n'roll, outro lançamento recente da Globo Livros), ou por amigos próximos da banda. As influências da obra de Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon ecoam, ainda, nos depoimentos de artistas como Slash, guitarrista do Guns'N'Roses, e Tom Morello, do Rage Against the Machine, admiradores confessos do Queen.

O autor: O jornalista inglês Phil Sutcliffe começou sua carreira como aprendiz do jornal Newcastle Evening Chronicle em 1970, e atuou como freelancer de reportagem e edição em revistas de música (Sounds, The Face, Smash Hits, Q Magazine, Mojo), jornais (LA Times), websites além de ocasionalmente trabalhar com rádios e na TV. Entre seus livros, Phil escreveu a biografia de grandes bandas como The Police e AC/DC, além do livro sobre o Queen. (Globo Livros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.