1 de novembro de 2011

LULA DÁ SINAL VERDE PARA LIVRO COM FERNANDO MORAIS

Nesta segunda, dia em que Luis Inácio Lula da Silva iniciava a sua quimioterapia no Sírio-libanês, o escritor recebeu a confirmação de que o ex-presidente pretende produzir uma obra com sua experiência de oito anos no poder.


Brasil247 – Luiz Inácio Lula da Silva estava em São Paulo, dando início ao seu tratamento contra o câncer na laringe, e o escritor Fernando Morais em Recife, como palestrante de um evento sobre a história do jornal Movimento (leia mais), quando veio a ligação de um assessor do ex-presidente ao jornalista: Lula, que decidiu interromper praticamente todos os seus compromissos nacionais e internacionais até fevereiro de 2012, não desistiu da parceria com um dos escritores mais consagrados do Brasil. Ele deu o sinal verde para que Fernando Morais comece a produzir um livro sobre o operário que chegou à presidência e deixou o poder com mais de 70% de aprovação popular. “A única coisa que sabemos é que não será uma biografia tradicional”, disse Fernando Morais ao 247.

A notícia é um alento para os admiradores de Lula e da boa escrita. Fernando Morais é autor de clássicos como “A Ilha” e “Chatô, o rei do Brasil”. E o mais provável é que o livro seja dedicado não à história pessoal de Lula, mas sim do governo. Lula pretende organizar o legado de sua passagem, assim como fez Fernando Henrique Cardoso, ao publicar “A Arte da Política”.

Fernando Morais, por sua vez, deve interromper outros projetos paralelos que vinha tocando. Ele chegou a iniciar livros biográficos sobre José Dirceu e Antônio Carlos Magalhães, bem como um sobre as circunstâncias da morte de João Goulart. Mas um convite como o que foi feito pelo presidente Lula deverá ter total prioridade na sua vida, a partir de agora.

Volta, Lula

Em Recife, onde foi também lançado, nesta segunda-feira 31, o Pernambuco 247, novo jornal da rede 247, uma das primeiras reportagens tentou captar o sentimento do povo pernambucano, conterrâneo de Lula, em relação à doença e ao tratamento do ex-presidente. Mais do que simplesmente desejar a cura, os pernambucanos já falam em dar uma nova chance ao ex-presidente. Em 2014 (leia mais).

Extraído do sítio do jornal Brasil 247