2 de novembro de 2011

DICA: CASEI COM UM COMUNISTA

Formato: LIVRO
Título original: I MARRIED A COMMUNIST
Autor: PHILIP ROTH
Tradução: Rubens Figueiredo
1ª edição - 2000
424 p
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCE

Sinopse: Todo o rancor conjugal está encarnado nas páginas deste livro de memórias escritas por uma das personagens deste romance de Philip Roth, uma esposa que calunia e trai os segredos do marido, delata seus amigos e arruína sua vida. Para o marido - Ira Ringold, o protagonista -, restarão as delícias simétricas da vingança. Roth mostra que toda alma tem sua própria usina de traição - e que ela nunca pára de funcionar. Ira Ringold é um homem de origem rude que, quanto mais sobe na vida, mais se aferra a seus ideais comunistas. Um dramático segredo pessoal o persegue desde a adolescência. Ao passar de trabalhador braçal a ator de rádio e casar com uma estrela do rádio e ex-estrela do cinema mudo, dá um salto na escala social, mas também uma guinada em direção ao inferno conjugal e à catástrofe. Em pleno macarthismo - período da história americana em que ser adepto do comunismo equivalia a crime -, ele é delatado pela própria mulher, que resolve expor ao mundo sua vida dupla de astro do rádio e 'subversivo'. (Livraria Cultura)

Menino pobre e ignorante que fugiu dos pais, trabalhador braçal sempre metido em brigas, Ira Ringold conseguiu fazer de si mesmo um famoso ator de rádio. Comunista exaltado e linha-dura, Ira se atira com ferocidade contra tudo o que julgue ser um inimigo. Jamais imaginaria que duas mulheres - a esposa e a enteada - pudessem voltar-se contra ele com o mesmo ímpeto. Em plena era do macarthismo, quando ser adepto do comunismo equivalia a crime, a esposa resolve escrever um livro intitulado Casei com um comunista, pondo a nu, diante do público e das autoridades, a vida dupla do astro do rádio. 
Philip Roth compõe, neste romance, uma história de delação, traição e vingança. Narra a desgraça de um homem em quem a cegueira dos ideais públicos bloqueia a visão das ameaças e misérias domésticas. (Companhia das Letras).