13 de maio de 2012

CONHEÇA UM POUCO DOS GRANDES ESCRITORES DA LITERATURA MEXICANA

Octavio Paz: Poeta, ensaísta, tradutor e diplomata mexicano que foi grande destaque na poesia moderna e de vanguarda. Em 1990, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Em 1990, morou em Paris, quando conviveu com os artistas surrealistas, como André Breton. Suas obras mais importantes são El Laberinto de la Soledad (1950) e Sor Juana de la Cruz o las Trampas de la Fe (1982).

Salvador Elizondo: Influenciado por James Joyce e Ezra Pound, o mexicano Salvador Elizondo foi considerado o escritor mais original e vanguardista da geração dos anos 60 em México. Em 1965 recebeu o Prêmio Xavier Villaurrutia por sua novela Farabeuf, um livro desconcertante que narra uma tortura grotesca, na qual um sujeito é cortado em cem pedaços até a morte.

Carlos Fuentes: Um grande escritor mexicano que chegou a lecionar em Harvard, Cambridge e Princeton. Em 1987, ganhou o Prêmio Miguel de Cervantes (1987) e o Prêmio Príncipe das Astúrias (1994). É um intelectual consagrado e autor de diversos romances, contos, teatros e ensaios.

Juan Rulfo: Membro da Academia de Letras Mexicana e ganhador de vários prêmios literários, como o Prêmio Príncipe de Astúrias (1983), Juan Rulfo publicou apenas dois livros: El llano en llamas (1953) e Pedro Páramo (1955). É o grande precursor do chamado Realismo Mágico latino-americano, um movimento que contou com integrantes como García Márquez, Jorge Luís Borges e Julio Cortázar.

Mariano Azuela: Foi o escritor mais famoso e reconhecido durante o período da Revolução Mexicana. Estudou medicina e depois de participar do conflito da queda do governo de Francisco I.Madero e do golpe de Victoriano Huerta, adota tons amargos e irônicos em suas obras. Incluindo sua obra mais célebre, chamada de Los de Abajo, de 1915.

Extraído do sítio Viva Zapata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.