12 de dezembro de 2011

YANJIU, UMA ESCRITORA DA INTERNET

Na atual era da internet, surgiram muitos escritores que publicam suas obras na rede. Eles são adorados por jovens chineses. Graças ao acesso fácil e à atmosfera de liberdade dessa plataforma, cada dia mais pessoas comuns se tornam escritoras da internet. 

Yanjiu, de 30 anos, se graduou na Universidade de Finanças da Região Autônoma da Mongólia Interior. Ela gosta muita de literatura e começou sua criação literária em 2003. Para a escritora, a internet parece um par de asas que a ajuda na divulgação das obras. Yanjiu conta que escreveu um artigo em agosto deste ano, que em setembro já estava disponível para os leitores através da rede. Se a escritora assinasse um contrato de publicação com uma editora, o livro só entraria no mercado em maio do próximo ano.

Além disso, na plataforma de comércio de livros eletrônicos, 50% dos lucros da venda das obras são arrecadação do escritor. Para os livros em papel, a proporção é de menos de 10%. Por isso, um crescente número de escritores jovens da China recorrem à venda de livros eletrônicos. Porém, esse novo espaço para a literatura tem seus desafios. Yanjiu explica:

"Há inúmeras obras sendo divulgadas na rede. Se for de qualidade e agradar aos leitores, vai atrair muita procura e comentários. Assim, a obra pode entrar nos rankings famosos e ser lida por mais pessoas. É tudo uma questão de mercado."

www.Yanjiubl.cn
Comparando com a maneira tradicional de escrever, a literatura na internet exige mais dos escritores. As obras devem ser muito interessantes. É preciso frequentemente criar episódios atraentes e oferecer surpresas sucessivas aos leitores, porque os escritores sempre publicam na internet os capítulos já acabados e continuam escrevendo. Yanjiu explicou que se, um dia, a parte colocada na internet não corresponder ao gosto dos leitores, eles deixam de ler a obra a partir do dia seguinte. 

Yanjiu é uma das escritoras famosas da literatura de ficção histórica. Ela dá bastante atenção ao estudo da cultura tradicional e da história das dinastias Ming e Qing, de 500 anos atrás. Ela é hábil em inventar protagonistas da era moderna que voltam à antiguidade por meios mágicos e lá vivem a vida dos antepassados. É um tipo literário superpopular hoje na China. Yanjiu recorda como alcançou a fama:

"No início, publicava as obras na internet com um pseudônimo masculino, porque meus livros se relacionam à história e são principalmente para homens. Com a atração de mais leitores, fiquei conhecida e passei a expor minha identidade real ao público."

O estilo das obras de Yanjiu é de romances com base na história real. Eles não apenas relatam a vida, o trabalho e o amor dos protagonistas, mas também incluem muitos dados históricos e culturais, como leis e decretos antigos, a arquitetura, o vestuário, a gastronomia e a música. Ela descreve o conteúdo de suas obras:

"Escrevo romances sobre a vida das pessoas comuns. Minhas palavras não são tão esplêndidas como as dos escritores veteranos, mas ponho sensações reais nos heróis dos meus livros. Como sou uma escritora mulher, tento oferecer um sentimento leve e confortável aos leitores."

Antes de criar novos romances, Yanjiu sempre consulta minuciosamente os fatos históricos e mescla em seus relatos os conhecimentos com descrições vivas e palavras modernas. Dessa maneira, os leitores parecem testemunhar a história pessoalmente.

Yanjiu confessou que sua vida está intimamente ligada à rede. Na internet, ela faz compras, mantém contato com seus familiares e amigos e recebe informações. Pode-se dizer que a internet é parte muito importante da vida da escritora.

Extraído do sítio CRI Online - Rádio Internacional da China

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.