8 de dezembro de 2011

NOBEL DE LITERATURA 2011 ASSISTIU A LEITURA DE POEMAS EM VEZ DE DAR TRADICIONAL PALESTRA

Uma leitura de poemas, com música e canto, do Nobel da Literatura 2011, o sueco Tomas Transtroemer, substituiu hoje a tradicional conferência do premiado, que perdeu a fala há mais de duas décadas devido a um acidente vascular cerebral. 



Atualmente com 80 anos, o poeta sueco, também hemiplégico, assistiu à sessão que antecede a entrega aos laureados das diferentes áreas do respetivo prémio pelo rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, no sábado, dia 10 de dezembro, data do aniversário da morte de Alfred Nobel, em 1896. 

No programa que substituiu a palestra do premiado -- um psicólogo de formação que sugere que a análise poética da natureza permite mergulhar nas profundezas da identidade humana e da sua dimensão espiritual --, participaram dois atores, um pianista, o Coro de Câmara do maestro Gustaf Sjoeqvist e os solistas do Coro de Câmara de Uppsala, entre outros, segundo o site do Nobel. 

A abrir a sessão, o secretário permanente da Academia Sueca, Peter Englund, saudou o mais conhecido dos poetas escandinavos vivos e a mulher, Monica, começando por sublinhar que "a boa poesia é uma coisa poderosa", porque "pode mudar a nossa visão do mundo, tornando-o mais claro, mais nítido, mais compreensível. E para sempre". 

"Não devemos deixar-nos enganar pelo tom velado da poesia de Tomas Transtroemer. Algumas das verdadeiras maravilhas da nossa vida estão constantemente presentes: a memória, a história, a morte, a natureza -- não menos importante. Mas cada uma delas não como uma avassaladora presença exterior, nem como alguma coisa que ganhe vida perante o nosso olhar. Na sua obra, acontece precisamente o contrário: o Ego, o indivíduo, é o prisma para o qual tudo é atraído. Isso dá-nos uma sensação de contexto, até de obrigação", sustentou. 

"Caro Tomas, é impossível sentirmo-nos insignificantes depois de lermos a sua poesia. E também já não é possível amarmos o mundo pelas razões erradas", defendeu. 

"O que torna a grande poesia grande é não só o facto de ela clarificar ou revelar alguma coisa que já estava presente no nosso mundo, mas também o facto de ter a capacidade de realmente expandir os limites desse mundo. Aí jaz o seu poder", frisou, acrescentando: "Por isso, é com especial gratidão que nos erguemos perante si num dia como o de hoje. Porque tornou o nosso mundo mais rico e muito, muito mais amplo". 


Ler também: Tristeza e misticismo nos versos de Transtömer


Extraído do sítio SIC Notícias Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.