16 de dezembro de 2011

PONTO DE ENCONTRO - Núbia Silveira e Flavia Boni Licht

As fotos são do Chalé da Praça XV, prédio construído pelo Município em 1911 para funcionar como bar e restaurante. Até hoje é ponto de encontro de porto-alegrenses e visitantes.

Prédio foi construído para ser bar e restaurante l Foto: Ramiro Furquim/Sul21
Declarado patrimônio histórico municipal em 1998, já passou por um restauro e uma ampliação, concluída este ano. No segundo semestre, prevê o gerente do Chalé, Hério Frölich, devem começar as obras de um novo restauro. O permissionário do local, Edemir Simonetti, está providenciando um projeto, que será apresentado ao Ministério da Cultura, para que a restauração possa ser feita com recursos privados, por meio da Lei Rouannet.

Chalé da Praça XV foi tombado pelo município em 1998 l Foto: Ramiro Furquim/Sul21
O prefeito Fortunati lembra que as obras de restauro da Praça XV estão chegando ao fim. E ressalta que estas são obras caras, porque precisam obedecer ao “caderno de exigências do patrimônio histórico”. Segundo ele, se fossem “obras normais, custariam 50% menos”. A preocupação é com os recursos que são limitados. Na área central, prédios e praças vêm sendo restaurados em convênio com o Programa Monumenta, do governo federal.

Prédio municipal foi ampliado este ano l Foto: Ramiro Furquim/Sul21
Para a conservação dos prédios, afirma o prefeito, há recursos previstos no Orçamento. Por que, então, a conservação não é feita como deveria? A resposta aponta duas razões: as dificuldades em seguir todas as exigências do patrimônio histórico e o supervisor da área que “pode estar sendo um pouco relapso”.

Frölich revela-se entusiasmado em trabalhar num prédio que é patrimônio da cidade. “Para nós é gratificante. Aqui há uma fusão de interesses turísticos, históricos e culturais. Vem gente de toda parte do Brasil para conhecer o Chalé”, afirma. Também esclarece que a restauração não fechará o restaurante, pois vai ser feita em etapas. “É um trabalho minucioso, a cargo de profissionais. Temos feito todo o possível para manter a construção original”, diz.

Ainda este ano, o Chalé deverá passar por um novo restauro l Foto: Ramiro Furquim/Sul21
O tombamento de locais  o Chalé da Praça XV comprova, segundo a arquiteta Flavia Boni Licht, que “assim como a história já deixou de considerar somente os grandes heróis e passou a se interessar igualmente pelo cotidiano das pessoas, o ato de tombamento não mais se resume apenas – e com razão – aos luxuosos palácios, aos grandes templos, às suntuosas residências”. Para a arquiteta, esta postura mais contemporânea pode ser entendida quase como uma “homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade e à sua definição de patrimônio cultural: ‘a carteira de identidade de um povo’”.

Endereço: Chalé da Praça XV – Praça XV – Centro de Porto Alegre, próximo ao Paço Municipal – Porto Alegre


Extraído do sítio Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.