19 de dezembro de 2011

BEAUJOLAIS NOUVEAU: O GRANDE CASE DE MARKETING DO VINHO - André Rossi


O que me traz aqui hoje é para contar a vocês a curiosa história do Beaujolais Noveau, que é um exemplo bem feito de Marketing no mundo do vinho. O vinho em si não tem nada de especial, mas por tudo que o cerca, é sempre bacana e agradável beber um Beaujolais Noveau assim que é lançado.

França, 1951: O Journal Officiel, que é como se fosse o nosso Diário Oficial, estipulou que todos os vinhos franceses de origem controlada (AOC ou AC) só poderiam ser comercializados a partir de 15 de dezembro do ano daquela colheita. Pois em todo lugar sempre tem aqueles que resolvem fazer algo diferente, quebrando protocolos. E para ser diferente, criaram uma “lei” à parte para este Beaujolais Noveau, vinho produzido na região do Beaujolais, sul da Borgonha.

Primeiro, a data era móvel, variava de ano pra ano. Depois, a partir de 1967 fixou-se o lançamento do Beaujolais Nouveau no dia 15 de novembro. E depois (1985) mudou novamente, ficando como é hoje, sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro. E isto acontece no mundo todo e não só na França. Com isto, a famosa e célebre frase “ Les Beaujolais Noveau est arrivé” (Tradução: O Beaujolais Noveau chegou”) tomou conta das ruas da França e também do mundo todo, quando ele é simultaneamente lançado no mundo todo.

Para se ter uma idéia de como ele virou um exemplo de Marketing bem sucedido, hoje, mais de 150 países recebem mais de 50 milhões de caixas deste vinho por ano, a tempo do lançamento. Algo incrível, não?

Cartaz de 2011 do Beaujolais
Nouveau.
Mas deixando a história de lado, como é feito o Beaujolais Noveau? Diferentemente dos vinhos que estamos acostumados a beber, ele não tem um processo de produção comum como os demais. Feito 100% com a uva Gamay, que é a outra uva tinta de grande importância na Borgonha (A principal é a Pinot Noir) ele passa por um processo de produção chamado Maceração Carbonica, onde os cachos são colocados inteiros dentro de cubas e então Gás Carbonico é adicionado no recipiente, tirando assim o Oxigenio lá presente. Desta forma, acontece uma fermentação intracelular, dentro de cada frutinha e depois esta fermentação vira extracelular, pois as peles das uvas se rompem, liberando oxigênio. Este processo de produção geralmente confere aromas de banana ao vinho, e esta é uma das principais características deste vinho e que encanta muita gente.

Ele é um vinho leve, bem aromático e para ser servido em temperaturas mais baixas que tintos mais encorpados, por volta de 12-13 graus. Excelente como aperitivo e melhor ainda na beira de uma piscina num dia quente! É um vinho sério, mas descompromissado, para ser bebido descontraidamente e não para levar num restaurante e acompanhar pratos de alta gastronomia! E por último, algo muito importante: Um vinho para consumo imediato! Depois de alguns meses, toda a fruta deste vinho vai embora e ele fica sem graça, ruim de beber. Ele não é feito para ser um vinho de guarda!

Então agora, saiam do computador e com a história na cabeça, abram seus Beaujolais Noveau!

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