20 de dezembro de 2011

LISBOA ENTRE AS 50 MELHORES CIDADES PARA SE VIVER

Foto: Luis Barra - Visão.pt
O estudo apresentado realça o facto de a capital portuguesa "ser uma cidade bonita" e "possuir um ambiente seguro". Conheça as razões porque as cidades se destacam e confira na integra a lista das melhores 100 cidades do mundo...

Foto: Adriana Morais - Visão.pt
O City RepTrak 2011, estudo realizado pela Reputation Institute, analisou ao pormenor critérios que permitiram definir uma lista das melhores cidades. Os países abrangidos foram 59 e as cidades 100.

Foto: Bruno Simão - Visão.pt
Recorrendo a inquéritos on-line, o City RepTrak 2011 procurou descobrir qual a opinião de 35 mil pessoas sobre 3 grandes áreas: desenvolvimento económico, eficácia governativa e ambiente natural atrativo. 

Foto: Fernando Negreira - Visão.pt
Apoiado também nas ligações emocionais, o estudo pontua as cidades tendo por base critérios como por exemplo: a 'produção de produtos e serviços respeitados'; um 'ambiente cultural apelativo'; 'ser um centro internacional para os negócios' e 'ser uma cidade segura'.

Foto: Gonçalo Rosa da Silva - Visão.pt
Lisboa tem, de acordo com índice que mede a qualidade das cidades, o de pulse, 66,21 pontos. A capital portuguesa segue-se, na lista, a Milão (lugar 26) e atras de si tem a cidade Australiana de Melbourne (lugar 28). 

Foto: José Caria - Visão.pt
Curiosamente, Lisboa está numa posição melhor do que algumas capitais europeias: Atenas ocupa o lugar 29 e Berlim a 31ª posição.


Portugal é 21º

A Reputation Institute elaborou também uma lista dos países com maior reputação.



Foto: Luis Barra - Visão.pt
O ranking "Country RepTrak 2011" têm como critérios fundamentais para a atribuição da pontuação o PIB, o ambientes natural e cultural e o sistema político dos países.



Foto: Marcos Borga - Visão.pt
Portugal ocupa o lugar número 21 desta lista. Os critérios em que mais se destaca são "a beleza do país, o ambiente cultural, a simpatia e o acolhimento característicos do seu povo e o estilo de vida atractivo".



Foto: Luis Barra - Visão.pt
O raking é liderado pelo Canadá que é seguido de perto pela Suécia e Austrália, segundo e terceiro classificados respectivamente. Em comum, estes países têm um PIB per capita elevado e sistemas democráticos consolidados.



Foto: Luis Barra - Visão.pt
O Estudo realizado tem em conta a opinião dos habitantes dos países do G8. Entre Janeiro e Fevereiro deste ano, 42 mil pessoas responderam a um inquérito sobre os 54 países da lista.

Lisboa é 41º

Viena, na Áustria, é a cidade com maior nível de qualidade de vida, segundo um estudo lançado pela consultora internacional Mercer. Lisboa surge do 41º lugar, à frente de Madrid, de Praga e até de Nova Iorque e Los Angeles. Bagdad fica no último lugar do ranking. Confira o top 10 das melhores e piores cidades para se viver.

Foto: Marcos Borga - Visão.pt 

O estudo "Qualidade de Vida 2011", divulgado esta terça-feira, coloca Lisboa no top 50 das melhores cidades para se viver de total de 221 analisadas. Milão (42), Tóquio (46), Nova Iorque (47), Miami (66), Budapeste (73) e Moscovo (163) são algumas das cidades que ficam atrás da capital portuguesa.

Foto: Bruno Rascão - Visão.pt 

Viena, na Áustria, é a cidade europeia com a qualidade de vida mais elevada, mas o top 10 é dominado por metrópoles alemãs e suíças, cada uma com três cidades nos primeiros lugares do ranking. 

Foto: Bruno Simão - Visão.pt 

Ao nível global, de acordo com o estudo qualidade de vida, as cidades com o nível de vida mais baixo são: Cartum, no Sudão (217), Port-au-Prince, no Haiti (218), N'Djamena, no Chade (219), e Bangui, na República Centro-Africana (220). Bagdade, no Iraque (221), encontra-se no fundo da tabela da Mercer.

Foto: Fernando Negreira - Visão.pt 


O ranking deste ano classifica ainda as cidades, pela primeira vez, em termos de segurança pessoal, com base em critérios como estabilidade interna, níveis de criminalidade, eficácia da política de segurança e das relações internacionais do país. Neste contexto, o Luxemburgo surge em primeiro lugar na classificação em matéria de segurança pessoal, seguido de Berna, Helsínquia e Zurique, em segundo lugar. Neste aspecto, Lisboa destaca-se na 47ª posição, enquanto Bagdad, na 221ª, é a cidade menos segura do mundo. 

Foto: Gonçalo Rosa da Silva - Visão.pt 

O Top 10 das cidades com maior qualidade de vida: 1- Viena, Áustria; 2- Zurique, Suíça; 3- Auckland, Nova Zelândia; 4- Munique, Alemanha; 5- Düsseldorf, Alemanha; 6- Vancouver, Canadá; 7- Frankfurt, Alemanha; 8- Genebra, Suíça; 9- Berna, Suíça; 10- Copenhage, Dinamarca. 

Foto: José Caria - Visão.pt

As 10 piores classificadas: 212- Nouakchott, Mauritânia; 213- Abijão, Costa do Marfim; 214- Brazzaville, Congo; 215- Tbilisi, Geórgia; 216- Sana'a, Iémen; 217- Cartum, Sudão; 218- Port-au-Prince, Haiti; 219 - N'Djamena, Chade; 220- Bangui, República Centro-Africana; 221 - Bagdad, Iraque. 

Extraído do sítio Visão.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.