2 de dezembro de 2011

DIA 2 DE DEZEMBRO: DIA NACIONAL DO SAMBA - PARTE V

Não é mole não. A tradicional festa do Dia do Samba chega a sua 40ª edição na sexta-feira, em grande comemoração na Praça Municipal, em Salvador, a partir das 17 horas. Segundo Edil Pacheco, organizador do evento, são 41 atrações locais e nacionais no festejo, que acontece em homenagem ao saudoso carioca João Nogueira, morto em 2000 e que faria 70 anos.

Entre os convidados da festa, que virou modelo para todo o Brasil, estão o filho de João, Diogo Nogueira, e a irmã dele, Gisa Nogueira, que já confirmaram presença.

O genial João Bosco também vai aparecer no pedaço, que estará tomado por uma tropa de compositores e cantores da pesada. Nelson Rufino, Roberto Mendes, Roque Ferreira, Mariene de Castro, Gerônimo, Vevé Calasans e o próprio Edil, organizador do evento, são algumas das feras que cantarão em festejo ao samba e em memória a Nogueira.

E a lista não acaba por aí. Gal do Beco, Clécia Queiroz, Aloísio Menezes, Jace Lima, Firmino de Itapoan, Guiga de Ogum, Cláudia Costa, Jorginho Comancheiro, Paulinho Camafeu, Juliana Ribeiro, Verônica do Mar, Neto Bala, Vânia Bárbara, Lia Chaves, Diumbanda, Grupo Cor do Brasil, Tuninha Lula, Cau Borges e Claudete Macedo também estão na programação.

“Eu convivi com João no Rio. Ele era um sambista de alto nível. Eu vi o filho dele, Dioguinho, nascer. É muito bonito ele ser homenageado”, declara o mestre Walmir Lima, que, do alto dos seus 80 anos, também fará coro na grande festa.

Entre os inúmeros serviços prestados ao samba, Nogueira emplacou sucessos como Mineira, que ele fez em parceria com P.C. Pinheiro, Chorando pelos Dedos, composta com Claudio Jorge, e O Passado da Portela, de Monarco.

O samba nasceu na Bahia, e a data de 2 de dezembro, que ficou marcada como Dia do Samba, foi instituída em Salvador, em 1940, com a aprovação do projeto de lei do então vereador Luís Monteiro da Costa na Câmara de Vereadores da capital baiana. “Luís Monteiro foi muito especial. Ele fez muita coisa boa, como a de que se gravasse um disco com as músicas vencedoras do Carnaval. Eu e Batatinha ganhamos, em 1964, com Foi Macumba e fomos os pioneiros nisso aí. Hoje, o pessoal está dando bulhufas para cultura da nossa terra”, diz Walmir.

De lá para cá, muita batucada rolou, e a data se tornou nacional com a instituição, em 1963, do Dia Nacional do Samba. Edil Pacheco conta que, em 1972, um evento marcou o início das comemorações anuais em Salvador.

“A festa foi intitulada Noite do Samba e Dendê. Foi no antigo Campo da Graça. As barracas que vendiam batida, no Mercado Modelo, foram pra lá. Fizeram a festa no estádio, como uma quermesse, e Gilberto Gil, que retornava do exílio, foi a atração principal. Nessa festa, tinha Riachão, Ederaldo, Walmir, Nelson Rufino, Batatinha, eu...”, conta Edil.

Nos anos seguintes, a festa foi tomando corpo e mudou de lugar várias vezes, passando, entre outros, pelo Parque da Cidade, o Rio Vermelho, o Abaeté, a Concha Acústica e o Largo do Pelourinho.

“Foi assim até 1986, quando a festa não houve. Houve um pretexto de Dia do Samba, porque eu, Batatinha, Nelson, Tião Motorista, Ederaldo Gentil, ninguém participou”, conta Edil, que retomou a festa ao lado de Batatinha e Ederaldo Gentil no ano seguinte. 

Diogo Nogueira estará presente na homenagem
ao seu pai
“Em 1987, eu viajei com Gil para o Benin, para fazer o Carnaval de lá. Nessa caravana, foi Pierre Verger, Mãe Stela de Oxóssi, Pai Balbino, de Portão, Caribé, Vivaldo Costa Lima, Arlete Soares, uma facção do Ilê Aiyê. Ficamos quase 15 dias fazendo festa lá. E nesse período conversei muito com Gil, que na época era presidente da Fundação Gregório de Mattos. Quando voltamos de lá, fomos falar com ele, que conseguiu uma verba pequena que só pagou os músicos acompanhantes. Os artistas que cantaram não tiveram cachê. Inclusive ele mesmo”, lembra o sambista.

A festa vem deslanchando e se reproduziu País afora. Desde então, passaram por ela artistas como João Nogueira e Leci Brandão, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, João Bosco, Moraes Moreira, Jair Rodrigues, Ivan Lins, Alcione, Benito de Paula, Francis Hime e Elza Soares. (A Tarde)

* * *
Em Brasília, o formato é aquele mesmo dos anos anteriores:

a união faz a força
a força vem do samba
e o samba é a gente que faz

Então, contamos com a participação de todo mundo. Apareçam lá na roda pra dar seu recado.

Essa espontaneidade, improviso, união e cara de pau é a marca maior desse evento!!!

Já temos confirmadas as ilustres presenças do Grupo Adora Roda, Grupo Maracangalha, Grupo Candangueiro, Cris Pereira, Kris Maciel, Renata Jambeiro, Teresa Lopes, Naiara Morena, Sérgio Magalhães, Deborah Vasconcellos !!! Vamos fortalecer o movimento!!! (CerradoMix)

* * *
Em Porto Alegre, uma grande homenagem a sambistas, compositores e intérpretes se dará na sexta, dia 02/12 a partir das 21h00, com a apresentação de duas bandas: Grupo Seu Samba e Grupo Contratempo. 

A festa terá a participação de convidados e canjeiros como tradicionalmente tem sido os encontros Amigos do Seu Samba. O Grupo Seu Samba é formado por Duda Gasparoni, Dionatas, Jorge Vieira e Wladimir, o Gordo e o Grupo Contratempo tem em sua formação Alan Grei, Jorge Pretto, Leozinho e Rogerinho.

É no dia 02/12, Sexta-feira às 21h00, na Rua Sarmento Leite, 876, em Porto Alegre.


O Dia Nacional do Samba, comemorado nesta sexta-feira (2), será também celebrado na tradicional festa carnavalesca Descida da Borges, na avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre. O som da festa ficará por conta da Banda La Salle São João e da bateria da escola Estado Maior da Restinga, atual campeã, com a participação da corte carnavalesca e dos destaques do Carnaval 2011. O desfile começa às 20h, partindo da Esquina Democrática, no cruzamento da Borges com a rua dos Andradas, em direção ao Largo Glênio Peres.

O evento marca o início das festividades do Carnaval 2012, com uma pequena amostra do que as escolas devem apresentar no desfile no Complexo do Porto Seco em fevereiro. A avenida Borges de Medeiros foi palco dos desfiles de Carnaval da Capital até os anos 60. 

A Descida da Borges, promovida pela Coordenação de Manifestações Populares da Secretaria da Cultura Municipal, acontecerá em mais quatro sextas-feiras até o Carnaval. Outras atividades relacionadas ao Dia do Samba e ao Carnaval podem ser conferidas no blog oficial do Carnaval de Porto Alegre: www.baticumbum.com.br (Jornal do Comércio)

* * *
Ratatúia - Zeca Pagodinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.