Havana, 24 dez (Prensa Latina) O escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano abrirá aqui o próximo 16 de janeiro o Prêmio Literário Casa das Américas 2012, confirmaram hoje fontes dessa instituição.
Considerado um dos intelectuais mais brilhantes de sua geração, o autor das Veias abertas da América Latina será o convidado especial da 53 edição do certame, fundado em 1959 por Haydée Santamaría.
![]() |
José María Arguedas |
Os vínculos de Galeano com Casa são de longa data. Em 1975 mereceu o prêmio literário pela canção de nós e em 1978 por Dias e noites de amor e de guerra. Este ano foi galardoado com o prêmio extraordinário de narrativa José María Arguedas por seu livro Espelhos. Uma história quase universal.
Nesta nova edição o júri, integrado por destacadas personalidades do continente, avaliará as obras em concurso em quatro modalidades: teatro, literatura para meninos e jovens, literatura brasileira e literatura caribenha em francês e creole.
Ademais se outorgarão os prêmios de Estudos sobre latinos nos Estados Unidos e o Extraordinário de Estudos sobre a presença negra na América e as Caraíbas contemporâneos .
![]() |
José Lezama Lima |
Também serão tributados os prêmios honoríficos de poesia José Lezama Lima, de narrativa José María Arguedas, e de ensaio Ezequiel Martínez Estrada.
Durante 10 dias sessionarão painéis e ministrarão conferências. Do mesmo jeito se apresentarão as obras ganhadoras em 2011, entre elas A bota sobre o touro morto, do cubano Emerio Medina Peña (Conto) e Seu passo, do argentino Carlos Enrique Bischoff (Literatura depoimento).
Desde sua criação o prêmio tem recebido mais de 25 mil originais de 52 países.
Extraído do sítio da Agência Prensa Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.