14 de dezembro de 2011

25 DE DEZEMBRO: NATAL XII

Rússia: uma fogueira para os pastores

Na véspera de Natal, ao anoitecer, os russos costumam acender fogueiras no quintal ou no jardim, em lembrança aos pastores de Belém. Também na Rússia o nascimento do Menino Jesus na fria manjedoura é relembrado na festa de Natal. As pessoas costumam, por exemplo, espalhar feno sob a mesa da ceia. Em referência à Estrela de Belém, as famílias sentam-se para comer assim que as primeiras estrelas aparecem no céu.

A Igreja Ortodoxa russa comemora o nascimento de Cristo na noite de 6 para 7 de janeiro. A véspera de Natal marca o fim do período de jejum. Mais um motivo para preparar uma ceia bastante opulenta, com a família reunida.

Além do sotshivo, o tradicional prato natalino de trigo, mel, sementes de papoula ou amêndoas, a refeição inclui mais doze pratos, como por exemplo blinys e pão de mel, em memória aos 12 apóstolos.

Bulgária: previsão do futuro na noite de Natal

"Tanto grão no celeiro, quanto os grãos de areia no rio...", diz uma antiga canção de Natal búlgara, que menciona diversas outras formas de bênção. Essas canções populares, com ritmos irregulares, estão entre as mais antigas da Europa.

No Natal, elas são cantadas de porta em porta pelos koledaris, os chamados "meninos do Natal", desejando a todos prosperidade no Ano Novo.

Na Bulgária, muitas superstições natalinas estão ligadas à expectativa de prosperidade para o ano que se aproxima. A lareira, por exemplo, não pode apagar durante a noite de Natal, pois isso seria mau agouro para a vida conjugal.

Polônia: ceia com as primeiras estrelas

Ganso assado, típico do
Natal polonês
A comemoração de Natal na Polônia é uma festa muito animada. As festividades remetem a tradições eslavas profanas. Muitos dos costumes sobreviveram não só no interior do país, como também nos centros urbanos.

No início da noite, quando aparecem as primeiras estrelas, as famílias põem a mesa para a ceia. Até as pessoas falecidas recebem um lugar à mesa. Os conhecidos que não tiverem família são convidados para a festa.

Nem os animais ficam de fora. Eles recebem um pedaço de pão ázimo, para não ficarem doentes. De acordo com a lenda, os bichos têm o poder de falar com voz humana à meia-noite.

A atração culinária é a ceia da véspera de Natal. Antigamente, a refeição incluía 12 pratos, em memória aos 12 apóstolos. Hoje, a ceia é mais modesta, com apenas um prato principal, de preferência peixe. No dia 25, geralmente vai para a mesa um ganso assado.

Embora a culinária natalina na Polônia inclua diversos tipos de bolo, não se costuma mais fazer os enormes banquetes de antigamente, que custavam uma verdadeira fortuna.

Grã-Bretanha: Natal com a Rainha

O Natal é uma comemoração bastante festiva na Grã-Bretanha. No início de dezembro, as ruas já estão decoradas, as crianças começam a ensaiar as tradicionais canções de Natal e as prateleiras das lojas estão repletas de produtos natalinos, como peru, mince pies e o apreciado Christmas pudding.

O almoço do dia 25, iniciado depois da entrega de presentes, traz muitas surpresas. Na pausa entre um prato e outro, é a vez dos Christmas crackers, grandes bombons que se abrem com um estalo, espalhando sobre a mesa presentinhos e várias surpresas. De sobremesa, os ingleses costumam comer o famoso Christmas pudding, um bolo nutritivo, recheado com frutas cristalizadas e passas, servido quente, com uma bela dose de conhaque.

À tarde, lá pelas três, as ruas inglesas estão desertas. É que todos estão em frente à TV, ouvindo a tradicional mensagem de Natal da rainha, apreciada inclusive pelas pessoas que não são exatamente adeptas da família real.

Portugal e África portuguesa: Assado de cabrito e mandioca

Embora os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) - Angola, Guiné Bissau, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe - tenham diferentes raízes culturais e políticas, uma coisa eles têm em comum: a porcentagem relativamente alta de cristãos, que cultivam as tradições natalinas levadas de Portugal pelos antigos senhores coloniais.

Na véspera, celebram apenas a Missa do Galo, deixando a refeição festiva para o dia seguinte. Os cabo-verdianos costumam fazer um cozido, enquanto os moçambicanos preferem um assado de cabrito e os angolanos comem pratos vegetarianos com mandioca.

Em todos esses países, há, no entanto, o bolo de Natal. A árvore de Natal também é um símbolo importante. Em países quentes, como a Angola, o cipreste substitui o pinheiro. Mas as árvores mais bonitas e coloridas são as que as crianças costumam pintar e pendurar na igreja do povoado, como é o costume em Moçambique.

Extraído do sítio Deutsche Welle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.