16 de dezembro de 2011

MACAU: 1º FESTIVAL LITERÁRIO VAI REUNIR ESCRITORES CHINESES E LUSÓFONOS EM JANEIRO

Macau vai ser palco, entre 29 de janeiro e 04 de fevereiro, do 1.º Festival Literário, uma iniciativa que vai juntar escritores da China e da lusofonia, como Su Tong, José Luís Peixoto e Luís Fernando Veríssimo.

Luis Fernando
Veríssimo
O cartaz do 1.º Festival Literário de Macau, também apelidado de "Rota das Letras", ainda não está fechado, mas inclui vários nomes do panorama literário português como José Luís Peixoto, José Rodrigues dos Santos, José Rentes de Carvalho, Alice Vieira e Rui Cardoso Martins.

Tatiana Salem
Levy
Do Brasil estarão presentes o escritor Luís Fernando Veríssimo e Tatiana Salem Levy, ao lado de figuras da literatura chinesa, como Su Tong, premiado em 2009 com o Man Asian Literary Prize, a romancista de Taiwan Jade Y. Chen e Annie Baobei, uma das mais populares autoras da China.

A ideia da "Rota das Letras" "nasceu da necessidade de celebrar dignamente os 20 anos de Ponto Final", disse hoje o proprietário do jornal, Ricardo Pinto, na apresentação da iniciativa, que quer vingar para lá da estreia e que pretende ser um espaço para a "partilha de experiências".

Su Tong
"Este evento quer fazer parte regular do calendário de festivais de Macau, contribuindo decisivamente para as desejadas aproximação e cooperação entre a China e o mundo lusófono, através de Macau", sublinhou a organização.

Organizado conjuntamente pelo jornal Ponto Final e pela Sociedade de Artes e Letras, o festival vai incluir ainda debates, `workshops`, uma feira do livro e um tributo ao escritor de Macau Henrique de Senna Fernandes, que morreu em 2010.

José Luis
Peixoto
Os escritores que vão participar no festival serão ainda convidados a escrever contos sobre Macau que serão publicados em livro e apresentados em 2013, ano da segunda edição do encontro.

Além da vertente literária, o Festival Literário contará ainda com a exibição de filmes, exposições e concertos.

Uma das exposições é uma retrospetiva do trabalho do ilustrador e cartoonista André Carrilho, que iniciou há 20 anos a carreira no Ponto Final.

Jade Y. Chen
Os realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Tony Ayres e Pang Ho-cheung, autor do filme "Isabella", rodado em Macau, também vão participar do encontro.

Os concertos "serão outro ponto alto do programa", segundo a organização, que está "a encetar esforços para apresentar dois espetáculos que juntem no mesmo palco músicos de Portugal, Brasil, China Continental e Macau".

Confirmados estão também dois nomes do universo artístico africano: Yara Costa, autora moçambicana de um documentário sobre os chineses em África, e o artista plástico cabo-verdiano Mito que, além de um trabalho sobre Arménio Vieira, levará a Macau uma mostra de pintura.

Annie Baobei
O Instituto Politécnico de Macau, escolhido como pólo principal do evento, é uma das instituições que apoia o encontro, a par da Fundação Macau, Fundação Oriente e de outras entidades privadas.

Extraído do sítio da RTP - Rádio e TV Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.