2 de dezembro de 2011

DIA 2 DE DEZEMBRO: DIA NACIONAL DO SAMBA - PARTE IV

Hoje, dia 2, a Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (MS) e a Fundação Municipal de Cultura, realizam em comemoração ao Dia Nacional do Samba, um evento no Armazém Cultural. Às 19h30 estão previstas as apresentações das baterias das escolas de samba Gres Os Catedráticos do Samba e Gres Estação Primeira do Taquarussú. Também haverá a presença do rei momo e da rainha do carnaval de 2011, além de passistas das escolas.


O cantor Gideão Dias fará um show de encerramento, com participação especial dos músicos Luiz Café, Chokito, Cristiano Negão. O casal de dançarinos Alexandre Braga e Maristela apresentam dança de gafieira e o poeta Benedito Arthur, declamará poesias. O evento é gratuito e aberto ao público. (A Crítica de Campo Grande)

* * *
O Samba é indiscutivelmente o gênero musical que confere identidade ao Brasil, nascido da influência de ritmos africanos para cá transplantado, sincretizado e adaptado, foi sofrendo modificações por contingências das mais diversas, econômicas, sociais, culturais e musicais, até chegar ao ritmo que conhecemos hoje.

Do ritual coletivo de herança africana, aparecido principalmente na Bahia, ao gênero musical urbano, surgido no Rio de Janeiro no início do século XX, muitos foram os caminhos percorridos pelo samba, que esteve em gestação durante pelo menos meio século.

É quase consenso entre especialistas que a origem provável da palavra samba esteja no desdobramento ou na evolução do vocábulo Semba, que significa umbigo em língua Quimbundo, falado em Angola, a maioria desses autores registra primeiramente a dança, forma que teria antecedido a música.

A transferência da mão de obra escrava da Bahia (onde se cultivava a cana, o algodão e o fumo para o Vale da Paraíba onde se plantava o café), a Abolição e o posterior declínio do café, acabaram liderando grande leva de trabalhadores braçais em direção á Corte no Rio de Janeiro, além disso, a volta dos soldados em campanhas na Guerra de Canudos, também elevou o número de trabalhadores negros para a Capital Federal.

Mais importante que os homens, foram às mulheres, quituteiras em sua maioria e versadas no ritual do Candomblé, as grandes responsáveis pela manutenção dos festejos africanos, como a batucada, cultivados naquela redondeza onde predominavam Lundus, Chulas, Improvisos e Estribilhos, o chamado Partido Alto.

Hoje brilham: Dona Ivone Lara, Leci Brandão, (Jovelina), Margareth Menezes, Alcione, Beyh Carvalho, Tereza Cristina, onde brilharam também: Tia Ciata, Dona Zica, Dona Neuma, Elizete, Elza Soares e tantas mais.

O dia 02 de dezembro será comemorado, em Porto Velho (RO), no Mercado Cultural, com a presença do grande compositor Adalto Magalha (RJ), autor de sambas como: Corda no Pescoço (Beth Carvalho), AH! Moleque (Molejo), Hoje Vou Pagodear (grupo 100%), e Rendição (Almir Guineto).

A festa começa ás 20 horas com o Grupo A FINA FLOR DO SAMBA, comandada pelo poeta da cidade Ernesto Melo. (Rondonotícias)

* * *
Os usuários do transporte coletivo de Florianópolis começam o dia nesta sexta-feira (2/12) ao som de um dos gêneros mais populares do Brasil. Marcando as comemorações do Dia Nacional do Samba, uma programação especial vai movimentar a cidade, iniciando às 6h30, no Terminal de Integração do Centro (Ticen), e encerrando com show no Mercado Público, a partir das 19h.

O evento gratuito é organizado pelo vereador Márcio de Souza (PT) e da Associação Recreativa, Cultural e Carnavalesca Ligablocosnorte, com apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Sabarah - Dia Nacional do Samba
Pela manhã, o palco das comemorações será o Ticen, onde haverá roda de samba, a partir das 6h30, com o grupo Número Baixo, e às 11h30, com Um Bom Partido. Mais tarde, às 19h, a festa se transfere para o Mercado Público, onde sambistas, intérpretes, compositores, e integrantes de agremiações carnavalescas da Capital se reúnem para celebrar a data pelo oitavo ano consecutivo. O evento terá participação especial de passistas e velhas guardas das escolas de samba, além de Alan Cardoso, André Calibrina, Camélia, Guilherme Partideiro, Léia Farias, Jandira, Mará, Raquel, Sabarah, entre outros nomes conhecidos nos redutos da boemia local.

Por meio da Lei nº 6934/2006, de autoria do vereador Márcio de Souza, a data passou a integrar o calendário de festividades em Florianópolis como Dia Municipal do Samba. (Portal da Ilha)

* * *
A Escola de Samba Portela realiza na sexta-feira Dia Nacional do Samba a partir das 20h, mais um ensaio de rua, rumo ao Carnaval 2012, do Rio de Janeiro. O evento terá a participação do Grupo Nosso Samba que por muitos anos acompanhou a cantora Clara Nunes. O treino acontece na Praça Paulo da Portela, s/n, em Madureira, Zona Norte do Rio.

O evento que a cada semana recebe um publico conta com a bateria “Tabajara do Samba” sob comando de mestre Nilo Sérgio, a rainha de bateria Sheron Menezes, as musas Vânia Love, Shayene Cesário e Juliana Diniz, ala de passistas show coordenada por Nilce Fran, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Rogerio Dornelles e Lucinha Nobre, as baianas coordenadas por Jane Carla, alas de comunidade, comerciais e o tenor da Sapucaí Gilsinho, que canta grandes clássicos da Águia Altaneira.

O titulo do enredo da Portela é: “… E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual”, que está sendo desenvolvido pelo Carnavalesco Paulo Menezes. O samba-enredo é de autoria de Wanderlei Monteiro, Naldo, Luis Carlos Máximo e Toninho Nascimento. A Majestade do samba é a segunda escola a desfilar no domingo de Carnaval, 19 de Fevereiro, na Marques de Sapucaí. (Correio do Brasil)

* * *
Feirinha da Pavuna - Jovelina Pérola Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.