1 de dezembro de 2011

DIA 2 DE DEZEMBRO: DIA NACIONAL DO SAMBA - PARTE III

Mais de 300 mil pessoas participaram da sexta edição da Caminhada do Samba que contou com a participação dos maiores blocos de samba da Bahia. A festa foi realizada pela União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba). O Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro, foi antecipado na capital baiana com uma caminhada que reuniu nove trios elétricos que desfilaram do Campo Grande à Praça Castro Alves neste domingo (27). 

Os blocos fizeram o mesmo percurso do Circuito Osmar (Campo Grande), do carnaval de Salvador, sem cordas, tocando clássicos de grandes sambistas baianos como Riachão, Batatinha, Ederaldo Gentil e sambas de todas as épocas. Neste ano, a novidade foi a homenagem a Guilherme Simões, fundador do Alerta Geral (1992) e da Unesamba (2002). As quatro mil camisas disponíveis para a Caminhada do Samba foram trocadas por latas de leite que serão distribuídas a 29 entidades filantrópicas de Salvador. (Correio24horas)

Marco Aurélio Martins / AG. A TARDE
Segundo Simões, a participação desses blocos no Carnaval é vital para a preservação da cultura popular. “Hoje, já são 17 blocos de samba, há 17 anos não tinha nenhum. Precisamos continuar lutando por espaço”. 

Mesmo estando debilitado por conta de dois infartos sofridos recentemente, Simões fez questão de subir no trio do Alerta Geral. “É preciso romper a barreira que separa o samba dos baianos. A Bahia só tem compromisso com a alegria, e o samba é alegria”, afirmou o homenageado, que recebeu o troféu Unesamba. (A Tarde)

* * *
A viagem de trem no próximo sábado, 3, será no ritmo do samba. Durante a manhã, grupos de samba irão se apresentar na estação ferroviária João Felipe, em Fortaleza, e dentro dos carros do trem que faz a linha até Caucaia. A programação terá início com um café da manhã oferecido, a partir das 8h, aos passageiros que desejam acompanhar a festa. O evento faz parte das comemorações do Dia Nacional do Samba, celebrado no dia 2 de dezembro.

Durante toda a manhã, haverá apresentação de bandas na estação João Felipe. Às 9h40, grupos de sambistas irão tocar dentro dos carros de passageiros durante o percurso Fortaleza-Caucaia-Fortaleza. A viagem do “Trem do Samba” se encerra às 11h31, na própria estação João Felipe, onde haverá a reunião dos sambistas para o encerramento das apresentações, ao meio-dia.

Esta é a sexta edição do “Samba na Estação”, uma parceria da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) com a Associação Movimento Vem pro Samba.

Para ter acesso ao evento basta adquirir a passagem normal de trem, que custa somente R$ 1.

As comemorações fazem parte da VI Semana Social e Cultural do Samba e incluem apresentações de 1º a 3 de dezembro. Durante esse período, haverá apresentações na Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, escolas e entidades filantrópicas. (O Povo Online)

* * *
Considerado símbolo nacional, o samba é comemorado nesta semana em todo o Brasil.

Para celebrar a data em Montes Claros, o grupo Acadêmicos do Samba, coordenado pelo músico Jukita Queiroz, está preparando uma grande encontro aberto à comunidade, no dia 02 de dezembro, sexta-feira. No repertório, sambas de Adoniran Barbosa, Noel Rosa, Pixinguinha, Cartola, entre outros. (O Norte de Minas)

* * *
Celebrado no dia 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba vai ser comemorado em grande estilo em São Gonçalo. O consagrado cantor e compositor Altayr Veloso será homenageado durante um evento que acontecerá, amanhã, a partir das 14h, no GRES Camisolão.

Além de conferir clássicos do sambista, o público vai poder conferir a apresentação do bloco carnavalesco Catinga de Mijo, formado por integrantes das escolas de samba Viradouro, Porto da Pedra e Cubango. Intérpretes de outras agremiações também estarão presentes.

“Este é o quarto ano consecutivo que realizamos o evento e continuamos com o mesmo objetivo: confraternizar com os amantes do samba, sambeiros, pagodeiros, músicos e artistas em geral, em um clima de alegria e descontração. É uma ótima oportunidade para rever os amigos e botar o samba no pé”, contou Oswaldo Mendes, um dos organizadores do evento.

Altay Veloso
Homenageado da edição 2011 do Dia Nacional do Samba, em São Gonçalo, Altay Veloso tem mais de 600 músicas suas gravadas por grandes nomes da Música Popular Brasileira. Entre outros nomes de peso estão Roberto Carlos, Exaltasamba, Zizi Possi, Leonardo, Jorge Aragão, Wando, Alcione, Vanderléia, Emílio Santiago, Jorge Vercilo e Fagner. Altay Veloso ganhou ainda mais destaque com o lançamento da ópera ‘O Alabê de Jerusalém’, uma estória musical inspiradora que teve como base o livro ‘Ogundana – O Alabê de Jerusalém’.  (O São Gonçalo Online)

* * *
O grupo Flor de Abóbora faz show em comemoração ao Dia Nacional do Samba nesta sexta-feira (2), às 17h30, em frente ao Palacete das Rosas, em Araraquara. A apresentação encerra a edição 2011 do projeto Cultura no Samba.

A banda faz uma releitura dos grandes clássicos do samba, MPB, pop e samba rock de forma descontraída e criativa. A Flor de Abóbora é formada por Fernando Fávero (voz e violão), Ademir Lió (bateria), Mário Boschieiro (voz), Ricardo Hage (piano e voz), Lucas Sotrate (baixo e voz), Ricardo Lupatelli e Paulo Miranda (percussão), Mário Rodrigues e Rafael Souza (sopros). (EPTV Araraquara)


* * *
Samba de Raiz - Almir Guineto - Caxambu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.