16 de abril de 2013

TV BRASIL ESTREIA SÉRIE SOBRE ESCRITORES NACIONAIS

Primeiro episódio de “Impressões do Brasil” é com o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo

Quem não gostaria de aprofundar os seus conhecimentos sobre os grandes mestres da literatura nacional? É o que propõe a nova série que a TV Brasil estreia nesta quarta, 17, às 23h. “Impressões do Brasil” é composta por 30 episódios, de 26 minutos cada, produzidos no gênero entrevista documental. Cada episódio de “Impressões do Brasil” retrata a vida de um renomado escritor brasileiro contemporâneo, que juntos formam um painel representativo da produção literária atual, mostrando a diversidade de origens, gêneros e estilos. São nomes que se sobressaíram nas cinco regiões do país, seja no romance, na poesia, no conto, na crônica ou na memória.

O primeiro episódio, que vai ao ar no dia da estreia, quarta, 17, traz um pouco da vida e obra do escritor Luis Fernando Verissimo. Os telespectadores vão descobrir que Verissimo sempre foi apaixonado por música e ele mesmo confessa que a sua maior vocação é ser aposentado. Além de mencionar dados biográficos, como o seu nascimento em Porto Alegre, em 1937, e citar alguns dos seus 60 livros que já venderam mais de 5 milhões de exemplares, Luis Fernando Verissimo faz revelações, como a declaração de que sempre achou que não tinha aptidão para escrever.

Outros nomes que vão figurar na série “Impressões do Brasil”: Lira Neto, Martha Medeiros, Milton Hatoum, Ziraldo, Alice Ruiz, Carlos Heitor Cony, Ferreira Gullar, Marçal Aquino, Ruy Castro, Affonso Romano, Thiago de Mello, Nélida Piñon, João Ubaldo Ribeiro, Cristovão Tezza, Lourenço Cazarré, João Gilberto Noll, Lourenço Mutarelli, Ignácio de Loyola Brandão, Lêdo Ivo, Reynaldo Jardim, Zuenir Ventura, Lygia Bojunga, Marcelo Rubens Paiva, Luiz Ruffato, Lya Luft, Letícia Wierzchowski, Cristovam Buarque, Márcio Souza e Stella Maris.

No decorrer dos episódios, a série vai aprofundar o conhecimento sobre cada escritor. A ideia é revelar, por meio de depoimento do próprio e de terceiros (leitores, críticos, conhecedores ou especialistas), aspectos relacionados com as suas principais obras, o seu processo criativo, a sua formação intelectual, as influências literárias e as ideias de cada um sobre o tempo e a sociedade em que vivem, especialmente no que diz respeito à literatura como ofício.

“Impressões do Brasil” estreia quarta, 17 às 23h ou na Internet: www.tvbrasil.org.br.

Extraído do sítio Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.