21 de abril de 2013

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE VAI DOAR ACERVO DE ARTE A MUSEUS BRASILEIROS - Flávia Villela

Rio de Janeiro – Todas as obras de arte do acervo do Ministério do Meio Ambiente serão doadas a museus brasileiros. O anúncio foi feito hoje (20) pela ministra Izabella Teixeira, na inauguração das exposições Portinari e os Painéis da Capela Mayrink e Quando o Brasil Amanhecia, no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, com obras doadas pelo Instituto Chico Mendes e pelo Ministério da Cultura.

"A Primeira Missa no Brasil" de Victor Meirelles. Divulgação.
“Estamos inventariando todo o nosso acervo de obras de arte, adquirido no passado, e optamos pela doação para que isso fique público e possa ser emprestado para outros museus”. A ministra disse que espera encontrar outras obras de valor no acervo para ajudar a constituir os acervos dos museus, e melhorá-los, de modo que o povo brasileiro “possa ter acesso a essa cultura que é única e maravilhosa”.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, também participou do evento e disse que as doações fazem parte de um movimento para democratizar ainda mais o acesso a obras importantes da cultura brasileira. Ela anunciou que sua pasta iniciou o processo de digitalização das obras de arte brasileiras dos museus públicos do país. “Para as pessoas que não possam se locomover para outros estados”, informou.

Marta elogiou a iniciativa do museu de expor em um mesmo espaço as duas telas Primeira Missa do Brasil pintadas por Vítor Meireles em 1860 e por Candido Portinari em 1948, esta última, doada pelo Ministério da Cultura. “Colocar as duas grandes obras lado a lado possibilita a compreensão da arte em diferentes séculos, como também o resgate da primeira [missa celebrada] em solo brasileiro”.

As quatro obras de Portinari doadas pelo Ministério do Meio Ambiente têm valor estimado em R$ 12 milhões. O quadro A Primeira Missa do Brasil, do mesmo autor, foi comprada pelo Ministério da Cultura por R$ 5 milhões de um colecionador particular no ano passado, antes de ser doada ao Museu de Belas Artes.

Extraído do sítio Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.