21 de abril de 2013

40 MIL FOTOS DE JORGE AMADO DISPONÍVEIS


“Eu não me considero uma fotógrafa fantástica, maravilhosa, cheia de truques nem nada. Eu só me considero uma fotógrafa que sempre teve oportunidades. Sempre tive sorte de estar com Jorge em momentos muito especiais.” 

A frase é de Zélia Gattai. A escritora, que publicou seu primeiro livro Anarquistas, Graças a Deus (Companhia das Letras) aos 63 anos, desenvolveu a paixão pela fotografia na década de 1940, durante os anos de exílio na Europa ao lado do marido Jorge Amado. Foi nessa fase, também, que o casal conviveu com personalidades como Pablo Neruda, Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, todas clicadas pelas lentes de Gattai. 

O acervo fotográfico de Zélia Gattai é composto por cerca de 40.000 fotografias, a maioria delas registros das viagens de Jorge. Com o apoio do Banco do Nordeste e Ministério da Cultura, o trabalho fotográfico da escritora se encontra em processo de digitalização e ficará disponível num site para consulta. Os negativos das fotos estão guardados na Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador. 

* Com Revista Cult.

Extraído do sítio Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.