26 de abril de 2013

ANUNCIADO PATRONO DA 26ª FEIRA DO LIVRO DE SANTA CRUZ DO SUL - Mauro Ulrich


O Serviço Social do Comércio (Sesc) anunciou nesta quinta-feira, 25, o nome do patrono da 26ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, que acontecerá na Praça Getúlio Vargas, de 7 a 15 de setembro. Trata-se do poeta, cronista e ensaista mineiro Affonso Romano de Sant’Anna. Como escritor homenageado foi escolhido o poeta Mauro Klafke, de Gramado Xavier. Já o tema deste ano será: “Ler apaixona”.

Sant’Anna tem 76 anos, é natural de Belo Horizonte, e casado com a também escritora Marina Colasanti. Em 1961 diplomou-se em Letras Neolatinas, na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UMG, atual Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Em 1965 lecionou na Califórnia (Universidade de Los Angeles - UCLA), e em 1968 participou do Programa Internacional de Escritores da Universidade de Iowa, que agrupou 40 escritores de todo o mundo. Em 1969 doutorou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais e, um ano depois, montou um curso de pós-graduação em literatura brasileira na PUC do Rio de Janeiro.

Durante os anos de 1990-1996 foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional, onde desenvolveu grandes ações de incentivo à leitura, como o Sistema Nacional de Bibliotecas. Foi cronista no Jornal do Brasil (1984-1988) e do jornal O Globo até 2005. Atualmente escreve para os jornais Estado de Minas e Correio Brasiliense.

Extraído do sítio Portal Gaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.