17 de abril de 2013

LITERATURA ERÓTICA: UM MODO DE PENSAR - Paulo Werneck

Eliane Robert Moraes reúne ensaios sobre autores das vanguardas francesas que se inspiraram nos chamados escritores "malditos".

Kate Winslet e Geoffrey Rush em cena do filme Os contos proibidos do Marquês de Sade: zonas obscuras da humanidade

Ela só pensa naquilo. Depois de dedicar um livro à obra do marquês de Sade, a professora de literatura na USP Eliane Robert Moraes reúne quase 25 anos de leituras na coletânea de ensaios e artigos Perversos, Amantes e Outros Trágicos. No foco, estão os autores das vanguardas francesas, sobretudo os surrealistas, que enxergaram valor literário em escritores “malditos”, até então relegados aos porões das bibliotecas, como o marquês de Sade (1740-1814). 

Essa turma da pesada - Apollinaire, Bataille, Breton Blanchot - não só leu e cultuou Sade, mas também levou adiante suas experiências literárias em obras-primas como Nadja e História do Olho, que Eliane traduziu.

O recorte do livro é aquilo que a autora chama de “erótica literária”, que pode ser definido mais como uma “visada” do que pela mera presença de sexo na narrativa. Nada a ver, portanto, com a recente tendência mercadológica de best-sellers eróticos, nem a temática sexual de autores de qualidade como Philip Roth ou Reinaldo Moraes. “A erótica é um modo de pensar”, disse a professora em entrevista à Folha, em seu escritório em São Paulo. E é esse modo de pensar, caracterizado pelo desvio, que une autores como Vladimir Nabokov ou Bataille.

“É difícil a gente tomar um autor como Sade como entretenimento erótico”, diz ela. “É uma literatura que gera sentimentos e sensações muito agudos. Mexe muito com seu corpo, sim, dá arrepios, mas não entretenimento”. Segundo Eliane, o objetivo dessa literatura é “deslocar o leitor”, tirá-lo da “de uma zona de conforto” e levá-lo a “zonas mais obscuras da nossa humanidade, o que só a arte pode nos dar, para evitar com que a gente pratique essas obscuridades”. (Paulo Werneck, da agência Folhapress)

SERVIÇO

Perversos, Amantes e Outros Trágicos - Autora: Eliane Robert Moraes - Editora: Iluminuras (216 páginas) - Quanto: R$ 42.

Extraído do sítio O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.