22 de abril de 2013

EXPOSIÇÃO SOBRE ROBERTO BURLE MARX SEGUE ATÉ O FIM DO MÊS, EM RECIFE


Até o dia 28 de abril a Exposição Roberto Burle Marx: a figura humana na obra em desenho pode ser visitada no Centro Cultural Correios, no Recife (PE). A mostra, que já passou por Brasília e pelo Rio de Janeiro, reúne 121 desenhos do artista, produzidos de 1919, aos dez anos de idade, até 1951, que integram o acervo com mais de três mil peças do Sítio Roberto Burle Marx do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/MinC). Os desenhos sintetizam o período inicial da produção de Burle Marx no campo das artes plásticas, marcado pelo ensino acadêmico. São feitos sobre papel em carvão, grafite, nanquim, lápis de cor, crayon, giz de cera, hidrocor e guache, as obras expostas se subdividem em três conjuntos.

No primeiro deles, há retratos, nus e esboços de figuras, nos quais se percebe a passagem de preocupações relacionadas ao domínio técnico, como o uso do claro-escuro e a proporcionalidade do corpo humano, ao desenvolvimento de uma linguagem própria, inspirada pelo traço cubista e já próxima da abstração, da qual se depreende a generosidade de seu olhar a respeito do ser humano. O segundo conjunto contempla diversas cenas cotidianas, onde cadeiras, mesas e copos denotam a ambiência de bares e restaurantes. Personagens recorrentes, como fuzileiros, marinheiros e jogadores de bilhar, participam de uma atmosfera em que, por vezes, o ponto de vista do observador parece participar das trocas de olhares e palavras comuns a esses locais de convivência e entretenimento. Já o terceiro conjunto é composto de 15 desenhos que não foram apresentados nas duas mostras anteriores, feitos durante uma viagem do artista ao Nordeste brasileiro em 1932, tendo com tema cenas urbanas e rurais, com ênfase nas espécies vegetais encontradas.

O acervo reunido em Roberto Burle Marx: a figura humana na obra em desenho apresenta elementos formais presentes em sua maturidade artística e também revela seu modo de estar no mundo e cultivar amizades e paisagens.

Serviço:

Exposição Roberto Burle Marx: a figura humana na obra em desenho - Data: De 6 de fevereiro a 28 de abril de 2013 - Visitação: Terça a sexta-feira, das 9h as 18h - Sábados e Domingos, das 12h as 18h - Local: Centro Cultural Correios - Avenida Marquês de Olinda, 262 - Recife Antigo.

Extraído do sítio Iphan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.