17 de abril de 2013

CLÁSSICO 'O PEQUENO PRÍNCIPE' FAZ 70 ANOS

Em 2015, a obra entra em domínio público, menos na França e nos EUA.


A obra é a segunda no mundo em traduções. Foto: Antoine de Saint-exupéry/ Divulgação

O Pequeno Príncipe, o livro mais vendido e traduzido no mundo atrás apenas da Bíblia, completa 70 anos e os administradores do legado de seu autor, Antoine de Saint-Exupéry, se preparam para comemorar em grande estilo ao longo de 2013 e 2014. Publicado em abril de 1943, o livro foi lançado quase simultaneamente em inglês e francês, na cidade de Nova York, onde Saint Exupéry se radicou, junto com sua esposa, a salvadorenha Consuelo Suncín.

A história deste livro, cujo misterioso e cativante protagonista de cachos loiros tornou-se um ícone mundial, é o resultado de uma "aventura improvável", indicou Olivier d'Agay, diretor da Sucessão Antoine de Saint-Exupéry, que reúne os herdeiros da família do escritor."Saint-Exupéry partiu para os Estados Unidos não para escrever, mas para ajudar a convencer esse país a se juntar à luta contra a barbárie", ressaltou em uma coletiva de imprensa D'Agay, neto de uma irmã do autor. O escritor e piloto tornou-se um dos franceses mais conhecidos nos Estados Unidos, se mudou para Nova York com a missão pessoal de convencer os americanos a entrar na guerra contra o nazismo.

Foi então que a sua editora americana o convenceu a escrever uma história de Natal, um conto infantil. "Ele estava sempre desenhando em todos as partes a figura de um menino loiro, inspirado em sua infância feliz, e que se tornou o personagem dessa história." O resultado da aventura, nascida em um contexto de exílio e de um mundo em guerra, foi este conto mágico e filosófico de uma centena de páginas, que se tornou um fenômeno editorial, "algo que Saint-Exupéry nunca poderia ter imaginado", segundo D'Agay.

Em seus 70 anos de existência, desde que foi publicado, 'O Pequeno Príncipe' vendeu 143 milhões de cópias em todo o mundo. O manuscrito original do conto, que foi traduzido para mais de 230 línguas e dialetos, é preservado na Pierpont Morgan Library, em Nova York, que será um dos palcos principais das celebrações comemorativas do 70º aniversário de "O Pequeno Príncipe".

O Museu de Cartas e Manuscritos de Paris, editoras em dezenas de países, teatros, como o Teatro Nacional Manuel Bonilla de Honduras, que é apoiado pela Fundação Saint-Exupéry para a juventude, e organizações não governamentais vão festejar este aniversário. Na França, a programação para 2013 inclui a publicação de uma nova edição do livro e do desenho animado, bem como um e-book e um novo episódio da série de animação "O Pequeno Príncipe", que foi vendido para uma centena de países.Também está sendo preparada uma nova biografia do autor. Em Nova York, as comemorações vão se concentrar em 2014.

Extraído do sítio Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.