17 de abril de 2013

ARQUIVO NACIONAL LANÇA LIVROS VENCEDORES DO PRÊMIO MEMÓRIAS REVELADAS - Paulo Virgílio

Rio de Janeiro – Os três livros vencedores da edição 2010 do Premio de Pesquisa Memórias Reveladas foram lançados na tarde de terça (16), no Arquivo Nacional. Eles abordam episódios da luta contra a ditadura militar no Brasil. As três monografias se basearam em fontes documentais que integram o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985). A documentação abrange acervos do Arquivo Nacional e de outras instituições que se associaram ao projeto Memórias Reveladas, criado em 2009 pelo governo federal.

Anunciados em 2011, os trabalhos vencedores estavam em processo de editoração, agora concluído. O Terror Renegado, de Alessandra Gasparotto, aborda os processos de retratação pública de integrantes de organizações de resistência à ditadura. “O livro trata do drama dos chamados 'arrependidos' forçados pela tortura física e mental a abrirem mão públicamente de suas convicções políticas”, disse Vicente Arruda Câmara Rodrigues, assistente da direção do projeto coordenado pelo Arquivo Nacional.

O livro Todo Leme a Bombordo, de Anderson da Silva Almeida, relata a atuação de marinheiros durante a ditadura, desde à rebelião de 1964 à anistia. “A intenção do autor foi resgatar a trajetória dos demais personagens de um episódio no qual ficou mais conhecida a figura do Cabo Anselmo [José Anselmo dos Santos, Cabo Anselmo, agente duplo da ditadura. Ele delatou militantes da Vanguarda Popular Revolucionária]”, disse Cãmara Rodrigues.

No Centro da Engrenagem, de Mariana Joffily, recupera a história dos interrogatórios feitos na famigerada Operação Bandeirante (Oban) e no DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna) de São Paulo, entre os anos de 1969 e 1975. “Sem dúvida, são pesquisas que dão suporte ao trabalho que agora vem sendo feito pela Comissão da Verdade”, declarou o pesquisador.

O Prêmio Memórias Reveladas tem periodicidade bienal, e os trabalhos inscritos para a edição 2012 já se encontram em processo de seleção. Os vencedores serão anunciados ainda este ano.

Extraído do sítio Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.