17 de abril de 2013

OBRAS DE LITERATURA INFANTIL FORAM AS MAIS VENDIDAS NA FEIRA DO LIVRO DE JOINVILLE

Escritora Thalita Rebouças foi responsável pela palestra com o maior número de pessoas.

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

A 10ª Feira do Livro de Joinville, que iniciou dia 3 de abril, encerrou ontem com um balanço positivo para a organização. O evento reuniu uma diversidade de público, entre alunos, professores, escritores e visitantes dotados de diferentes paladares literários. Com uma variedade de títulos, gêneros e autores, também havia livros para todos os gostos e bolsos – o mais barato custava R$ 1.

Foram cerca de 40 expositores, com editoras vindas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. O êxito nas vendas foi compartilhado pela maioria, como a Editora Senado, que conseguiu esgotar boa parte dos títulos. Ao todo, estavam à venda aproximadamente 40 mil títulos. As obras de literatura infantil foram as mais vendidas, enquanto os títulos mais procurados eram livros técnicos, ao contrário do ano passado, em que os de auto-ajuda eram a preferência nas buscas.

O espaço dedicado aos escritores joinvilenses, com o estande Confraria do Escritor, possibilitou o lançamento de quase 20 livros, além de propiciar a projeção e interação entre os escritores e com o público.

A escritora e jornalista Thalita Rebouças foi responsável por alcançar a marca da palestra com o maior número de pessoas. Entre os concorrentes, destacam-se escritores como Marina Colasanti, Affonso Romano, Ignácio de Loyola Brandão, Roseana Murray, o uruguaio Carlos Liscano e o argentino Martín Kohan.

A inovação na programação deste ano também foi agraciada com peças de teatro, apresentações musicais, exposição “Tempo de Almanaque”, o espaço do Sesc dedicado às crianças, com jogos, sala de leitura e experiências, além da Mostra Internacional de Cinema Nueva Mirada.

As escolas marcaram presença em números significativo. Segundo a organização, 4,5 mil alunos passaram diariamente pela feira, além da presença de professores durante o congresso e oficinas voltadas para os educadores.

E as ideias para 2014 já estão brotando. Isso mesmo. A 10º Feira do Livro recém acabou, mas a equipe organizadora já começou a pensar na próxima edição. Sueli Brandão, a entusiasta e organizadora, revela que já está conversando com o arquiteto sobre a disposição dos espaços da próxima feira, que será no realizada no mesmo local, no Expocentro Edmundo Dowbrava. “Queremos buscar os mais importantes escritores”, comentou Sueli, que está de olho em alguns escritores portugueses.

Como 2014 é o ano da Copa do Mundo no Brasil, a possibilidade de utilizar o tema na feira está em discussão. A segmentação de literatura como moda, gastronomia e temáticas também pode ser outra novidade. O balanço até agora foi positivo, tanto em vendas, quanto em público. Ao todo, foram cerca de 40 mil títulos à disposição dos leitores, 43 estandes e muitas atividades durante todo o dia. Passaram pelo evento, cerca de 20 mil crianças de escolas municipais, sem mencionar o número de famílias e instituições privadas.

Extraído do sítio A Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.