26 de abril de 2013

PORTUGAL HOMENAGEIA ANTONIO TABUCCHI EM BOGOTÁ


O escritor italiano Antonio Tabucchi é homenageado esta sexta-feira na Feira do Livro de Bogotá (Colômbia), no âmbito das iniciativas de Portugal enquanto país convidado da FILBo.

Portugal de Antonio Tabucchi junta o escritor e ex-secretário de Estado da Cultura português Francisco José Viegas e o poeta e escritor colombianos Juan Manuel Roca e Hugo Chaparro, respectivamente, no Centro Cultural Gabriel Garcia Márquez, para falarem daquele autor "apaixonado" pela língua portuguesa.

Estudioso da literatura lusitana, Tabucchi (1943-2012) traduziu Fernando Pessoa e viveu muitos anos em Lisboa. Um dos seus principais romances, Afirma Pereira, decorre na capital portuguesa durante o regime salazarista.

O poeta português Gastão Cruz vai ler textos seus para o público no quadro da Gala de Poesia, na qual participam também os mexicanos Coral Bracho, Pedro Serrano e Tédi López Mills e a uruguaia Ida Vitale.

Gastão Cruz, já galardoado com o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, participa ainda com Inês Pedrosa nos Encontros com Escritores.

O programa de hoje inclui igualmente o lançamento do livro El Contagio y Otros Relatos, de Mário de Carvalho, cuja apresentação está a cargo de Ricardo Araújo Pereira.

A Feira Internacional do Livro de Bogotá, que tem o Mar como mote, termina no final do mês.

Extraído do sítio Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.