10 de abril de 2013

ADÃO ITURRUSGARAI SERÁ O PATRONO DA 29ª FEIRA DO LIVRO DE CACHOEIRA DO SUL


O Núcleo Municipal de Cultura definiu o nome do cartunista cachoeirense Adão Iturrusgarai como o patrono da feira do livro deste ano. O autor, consagrado como um dos principais cartunistas do Brasil, será o homenageado quando da realização da feira de 04 a 13 de outubro, ocasião em que se fará presente ao evento.

A escolha atende a sugestão de uma considerável parcela de cachoeirenses que reconhecem a relevância cultural do autor. A decisão foi tomada de forma coletiva pelos integrantes do Núcleo Municipal de Cultura e Biblioteca Pública Municipal, decisão que foi acolhida pelo Prefeito Neiron Viegas em reunião realizada ontem (terça 9) no Gabinete.

Iturrusgarai já residiu em Porto Alegre, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Patagônia, tendo seus quadrinhos publicados nos jornais Folha São Paulo e O Liberal, bem como na revista Fierro, importante periódico argentino. Sua mais importante criação, Aline, foi recentemente adaptada para a televisão, cuja exibição teve altos índices de audiência no país.

Dentre os prêmios e homenagens, destacam-se o primeiro lugar no salão internacional de humor de Piracicaba em 1990, duas participações em feira de banda desenhada em Portugal, entre outros destaques. Recentemente, Adão teve sua obra traduzida para o inglês e o espanhol. No próximo ano, a sua obra deverá ser lançada também na França.

Na literatura infantil, a homenageada será a professora e contadora de histórias Rosane Roesing, como um justo reconhecimento à educadora que foi pioneira na formação de novos leitores a partir da contação de histórias. Dentre os autores infantis convidados, estará o escritor Carlos Urbin, cuja obra é de grande reconhecimento do público infanto juvenil do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.