23 de abril de 2013

"O PRIMEIRO EXÉRCITO DE CAVALARIA" DE RODCHENKO APRESENTADO EM MOSCOU - Armen Apresyan

Foto concedida pela casa de leilões Kabinet

Em 23 de abril, a casa de leilões russa Kabinet expõe em Moscou na coleção “Livros, cartas e gravuras antigas e raras” um álbum único “O Primeiro Exército de Cavalaria”, criado por Alexander Rodchenko em conjunto com a pintora vanguardista, designer e poeta, esposa e correligionária, Varvara Stepanova.


Hoje, Alexander Rodchenko é considerado o mais popular fotógrafo russo, cujas obras são apresentadas em coleções dos maiores museus do mundo, inclusive no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, no Ludwig Museum de Colônia (Alemanha) e no Museu Russo em São Petersburgo. Obras de Rodchenko aparecem em catálogos das mais grandes casas de leilão e gozam de grande interesse entre colecionadores.

Rodchenko é conhecido em primeiro lugar por ter amplamente introduzido ainda nos anos 20 do século passado a ideologia de vanguarda na fotografia. Suas fotografias profundamente psicológicas de familiares e amigos continuam a ser considerados padrões de fotografia retratista. Primeiras fotos de prédios sob diversos ângulos de tomada, publicadas em 1926 na revista Sovetskoe Kino (Cine Soviético) produziram efeito de uma bomba: Rodchenko foi o primeiro na Rússia que começou a propagar novos métodos dinâmicos de fotografia, defendendo a necessidade de dominação de pontos de vista superiores e inferiores na fotografia, experimentando sem fim com diferentes ângulos de tomada.

Historicamente aconteceu assim que nos anos 30 Rodchenko foi obrigado a suspender praticamente todos seus experimentos revolucionários. Nos quadros da arte de realismo socialista, declarada como “unicamente justa” na URSS, Rodchenko renunciou às ideias de vanguardismo e passou a cumprir tarefas propagandísticas: ilustrava revistas e livros, participou numa visita coletiva ao canal Mar Branco – Báltico, onde fez uma grande série de reportagens fotográficas, tirava fotos de conhecidos atores.

O álbum “O Primeiro Exército de Cavalaria”, a primeira edição do qual será exibida em leilão, é interessante não apenas como um monumento da etapa inicial do design soviético. Este é também um documento histórico. Muitos militares e políticos, cujas fotografias são incluídas no álbum, foram posteriormente declarados como “inimigos do povo”. Como é sabido, na segunda edição, seus retratos foram retocados ou retirados.

Uma das mais conhecidas obras de Alexander Rodchenko e Varvara Stepanova pode ser vista numa exposição que nestes dias decorre na Casa Central de Pintura de Moscou.

Extraído do sítio Voz da Russia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.