23 de abril de 2013

PAN-AMAZÔNICA DIFUNDE A PRODUÇÃO LITERÁRIA DO PARÁ - Elza Lima


A Feira Pan-Amazônica do Livro, que em sua 17ª edição homenageia Ruy Paranatinga Barata, terá, além de um espaço dedicado especialmente ao escritor paraense, na programação chamada “O País que se chama Pará”, diversos seminários que abrirão espaço para o debate sobre a produção literária do estado. No seminário “Literatura do Pará”, a escritora e professora Amarilis Tupiassú fará um passeio pelas obras de autores que se destacaram na produção literária dos séculos XIX a XXI, e Lilian Chaves abordará obras inseridas no tema "Mulher, Amor, Dolor e Vida”.

No seminário do escritor homenageado, a trajetória política e poética de Ruy Guilherme Paranatinga Barata será destacada por seu filho, Ruy Antônio Barata. Na ocasião também será exibido o vídeo “O Nativo”, produzido em 1993 pelos alunos do curso de Comunicação da Universidade Federal do Parpa (UFPA). Já a mesa redonda, com mediação de Marcílio Costa, terá participação de Marinilce Coelho, Pedro Galvão de Lima, Alfredo Oliveira e Jesus Paes Loureiro, que abordarão temas como "Ruy Guilherme Paranatinga Barata e a Literatura de uma Geração", "Ruy Barata: O Nativo de Câncer", "A Poesia Engajada de Ruy Barata" e "Ruy Barata, O Poeta e Letrista".

Em “Benedito Nunes: Filosofia e Crítica”, Maria de Fátima Nascimento fará considerações sobre a produção do autor no Suplemento da Folha do Norte, e Victor Sales Pinheiro falará sobre a didática do mestre, tanto como professor quanto como escritor. Em uma segunda mesa de debate, Maria Stella Pessoa comandará a palestra “Benedito Nunes, a Amazônia e o pensamento social”, enquanto Jucimara Tarricone (SP) fará reflexões acerca do intelectual paraense.

Outro escritor focado na feira deste ano será Raimundo Jinkings. Duas mesas com os temas “Trajetória profissional, sindical e político”, com Roberto Corrêa; “Atuação no Partido Comunista”, com Alfredo Oliveira; “Raimundo Relato de vida”, com Isa Jinkings e “Jinkings, livreiro e formador”, com participação de Amarílis Tupiassu, estão programadas. Mas além da produção literária outros temas serão abordados, como o mercado editorial, o agenciamento literário e ainda haverá espaço para a literatura indígena.

No auditório Dalcídio Jurandir também haverá mais conversas sobre literatura paraense, com Daniel Leite, Amaury Braga Dantas, Maria Stella Pessoa, Harlley Dolzane, Olga Savary, Maciste Costa, André Nunes e Benilton Cruz, entre outros.

Saiba mais sobre eles:

André Nunes - Natural do Pará, escreve crônicas, ensaios, contos e causos, e esporadicamente escreve para jornais de Belém. Começou a escrever livros aos 60 anos, sendo “Roman à Clef” o primeiro deles.

Amaury Braga Dantas - É escritor, médico e professor. Ganhou menção honrosa da Academia Paraense de Letras/1980 e 1981 e da União Brasileira de Escritores, em 1982. Em 1984 publicou seu primeiro livro "Um, Dois, Três... Era Uma Vez". Em 1997 foi premiado no III Concurso Roche de Literatura e, em 2004, publicou, com Eduardo Brandão, "Encantos e Encantamentos”. No momento escreve seu terceiro romance, sobre a estrada de ferro de Bragança.

Benilton Cruz - Escritor e poeta. Graduado em Letras e Artes/UFPA (1993), mestre em Letras: Lingüística e Teoria Literária/UFPA (1998) e doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará.

Daniel Leite - Escritor, poeta, bacharel em Direito e licenciado pleno em Letras pela UFPA, com habilitação em língua alemã. É especialista em Língua Portuguesa e Análise Literária; pós-graduado em Educação pela UEPA. Foi vencedor do Prêmio Carlos Drummond de Andrade de poesia, e ficou entre os finalistas do Prêmio Machado de Assis (principal prêmio literário brasileiro, oferecido pela Academia Brasileira de Letras a escritores brasileiros, pelo conjunto de sua obra).

Harley Dolzane - Advogado e poeta, natural de Belém, formou-se pela Universidade da Amazônia em 2005. Tornou-se especialista em Direito do Estado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ e em Direito do Consumidor na Universidade Cândido Mendes - UCAM.

Raimundo Benedito Meneses da Costa (Maciste) - Escritor ilustrador e artista plástico. Premiado pelo Instituto de Artes do Pará, lançou “Pedrinho e o peixe azul” e “A Tapera”, participou de várias exposições coletivas e individuais em Belém, Amapá e São Paulo, como ilustrador, e também participou de várias obras paraenses e nacionais.

Stella Pessôa - Escritora, Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA; graduada em Engenharia Civil pela UFPA, tem livros editados, textos veiculados pela internet e prêmios literários conquistados. Como gestora, dirigiu instituições e organismos do setor público em Belém, como: Prodepa, Cinbesa e o Departamento de Informática do Ministério Público, entre outros.

Olga Savary - Poeta, contista, romancista, crítica, tradutora e ensaísta. Estudou em Belém, Fortaleza e no Rio de Janeiro. Participou do filme 'Edu, Coração de Ouro' (1968). Conquistou prêmios nacionais de literatura, entre eles o Jabuti de Autor Revelação, pelo livro 'Espelho Provisório', concedido pela Câmara Brasileira do Livro (1971); o Prêmio de Poesia, pelo livro 'Sumidouro', concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (1977), e o Prêmio Artur de Sales de Poesia, concedido pela Academia de Letras da Bahia pelo livro 'Berço Esplêndido' (1987).

Extraído do sítio Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.