21 de abril de 2013

FILME MEU PÉ DE LARANJA LIMA PROMETE REPETIR SUCESSO DE LIVRO

Tudo começou quando a produtora Katia Machado, tocada pela história de Zezé, resolveu adaptar Meu Pé de Laranja Lima. O livro de José Mauro de Vasconcelos vendeu mais de 1 milhão de exemplares no País, foi traduzido para 52 línguas e, na Coreia do Sul, chegou a ganhar uma edição em quadrinhos.


'Meu Pé de Laranja Lima' promete repetir sucesso de livro. (O garoto João Guilherme Ávila como Zezé)De novo no Brasil, originou um filme (em 1970) e três telenovelas. Katia encomendou o roteiro a seu amigo Marcos Bernstein. Ocorreu o que poderia parecer improvável - Bernstein gostou tanto da história e do próprio roteiro (que escreveu com Melanie Dimantas) que só faltou suplicar a Katia que o deixasse dirigir. Ela topou, e fez muito bem. Meu Pé de Laranja Lima, que estreia hoje em mais de cem salas, é um belo filme e um provável candidato a best-seller.

É verdade que o livro alcançou esse número extraordinário ao longo de quase meio século, ou seja, atravessando gerações. Mas, se o boca a boca funcionar, Bernstein e Katia podem sonhar com o sucesso. Será merecido. E o importante é que o filme é bom. Bernstein tem currículo. 

Coescreveu, com João Emanuel Carneiro (autor de Avenida Brasil), o roteiro de Central do Brasil, de Walter Salles. Dirigiu Do Outro Lado da Rua, com Fernanda Montenegro e Raul Cortez. Que ninguém espere dele uma versão derramada da história do menino que foge da miséria de sua pequena vida refugiando-se no mundo da imaginação. 

Zezé elege a árvore do título como amiga (e confidente). A versão de 1970, de Aurélio Teixeira, carregava nos sentimentos para arrancar lágrimas. Bernstein chega a ser minimalista. Cobrado pelo repórter, diz que nunca viu O Corvo Amarelo, clássico japonês (de Heinesuke Gosho), famoso pelo uso da cor, também sobre a infância carente, do qual seu filme parece herdeiro.

A história é regional e vira universal por sua humanidade. "Meu Pé de Laranja Lima já participou de festivais no exterior e, em toda parte, o público se interessa pelos personagens, se comove com a narrativa", conta Bernstein. "No Festival de Roma, foi escolhido por um júri de jovens como o melhor filme infantojuvenil." E tem mais. "A história de Zezé é um triunfo da imaginação. 

Para quem vive de contar histórias, como eu, seja como roteirista ou diretor, tem tudo a ver." Era um filme cheio de desafios. Criança, árvore, não falta nem mesmo um trem como personagem decisivo na trama. "O trem, como a própria árvore, é essencial. Como se faz isso? Filmei com o mesmo sentimento com que escrevemos, Melanie e eu. Mas o filme não seria tão bom sem esse elenco maravilhoso." Bernstein conseguiu reunir atores como José de Abreu, Fernanda Viana (do Grupo Galpão), Caco Ciocler. O grande achado foi o garoto João Guilherme Ávila, que faz Zezé.

"Ele é ótimo. Fizemos uma preparação, mas quando chegava a hora de filmar dava para ver a entrega", diz o diretor. O garoto retribui os elogios. "Foi muito legal fazer o filme com todos esses grandes atores. Foram generosos comigo. É muito bom poder dizer que fiquei amigo do Zé, do Caco." Zé de Abreu vem de um dos maiores sucessos de sua carreira - o Nilo da novela Avenida Brasil. Ele se surpreende com o alcance da novela. "Filmamos antes do estouro de Avenida Brasil. Teria sido muito mais complicado, se o filme tivesse sido feito durante, ou depois." 

As filmagens foram realizadas em Cataguases, interior de Minas, onde o pioneiro Humberto Mauro iniciou, nos anos 1920 e 30, um ciclo fundamental do cinema brasileiro.

Meu pé de laranja lima

Direção: Marcos Bernstein - Gênero: Infantil (Brasil/2012, 97 min) - Classificação: 10 anos

* Fonte: O Estado de S.Paulo.

Extraído do sítio Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.