8 de maio de 2012

CASA ONDE VIVEU O ESCRITOR MONTEIRO LOBATO VIRA MUSEU NO INTERIOR DE SÃO PAULO - Lívia Cabral

O museu é uma casa antiga com pé-direito alto. Em uma das salas, logo na entrada, móveis e objetos que pertenceram à família do escritor.

Estrategicamente localizada entre a romântica Campos do Jordão, na serra, a litorânea Ubatuba e ainda apenas 130 quilômetros distante da capital paulista, Taubaté carrega o título de capital nacional da literatura infantil. Logo na entrada da cidade uma estátua explica o conceito ao exibir o seu mais ilustre filho ao lado de seu mais famoso personagem. Um gigante Monteiro Lobato em concreto - acompanhado por uma graciosa boneca Emília - dá as boas-vindas a quem chega.

Imensa área verde atrai famílias nos fins de semana. O acesso é gratuito

O escritor nasceu em Taubaté, em 18 de abril de 1882, e passou dias memoráveis de sua infância na propriedade do avô materno, o Visconde de Tremembé. O local, um casarão em meio a uma extensa área coberta por frondosas árvores frutíferas, inspirou a criação dos personagens Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Marquês de Rabicó, Cuca, Saci, Pedrinho, Narizinho e Emília, a boneca que fala. 

Sim, o Sítio do Picapau Amarelo existiu mesmo e em 1962 foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo, dando lugar ao que hoje é chamado de Museu Monteiro Lobato.

O escritor morou nesse casarão, na cidade de Taubaté, até os 12 anos. Atualmente, o local abriga um museu

Memória

O museu é uma casa antiga com pé-direito alto. Em uma das salas, logo na entrada, móveis e objetos que pertenceram à família do escritor. No ambiente seguinte, uma exposição iconográfica conta a trajetória de Lobato. Na cozinha, elementos antigos como chaleiras, pilões, moedores e fogão a lenha transportam a imaginação do visitante para um tempo em que Dona Benta serviria um bolo quentinho a seus netos.

O espaço ainda abriga um teatro e uma biblioteca infantil com as obras de Monteiro Lobato. Há programação de oficinas de artes para o público infantil, brincadeiras, peças teatrais com os personagens imortalizados pelo autor e outras atividades disponíveis no site oficial do museu: www.museumonteirolobato.com.br.

Do lado de fora, uma área verde de 18 mil metros quadrados é um convite para um piquenique ou uma das mais gostosas travessuras de criança: subir em árvores. A entrada é gratuita e tudo isso é permitido no local.

Quem brincou muito por lá foi a paulista Mariana De Paula, de 7 anos. Levada pela avó Fausta Batista, a pequena Mariana aproveitou as atividades especiais da Semana Monteiro Lobato, que ocorre sempre no período do aniversário do escritor, em 18 de abril. “Venho brincar às vezes e gosto muito”, garante.

Gente grande 

O escritor taubateano não atrai apenas os pequeninos. Aqueles que cresceram imaginando como seria o sítio que dava vida ao Visconde de Sabugosa, ao Saci, à Cuca e à boneca Emília se encantam ao descobrir que o lugar é real. Uma dessas fãs é a jornalista mineira Iara Siqueira, 23 anos. “Comecei a gostar do Lobato quando fiz um teatro na escola, eu tinha 10 anos e fui o Visconde de Sabugosa. A partir daí li todos os livros infantis e a maioria para adultos”, conta. 

Iara visitou o sítio pela primeira vez em março deste ano e conta que chorou emocionada. “Era a casa que eu via nos livros, eram os óculos do Lobato, era a cozinha de onde saíam as gostosuras da Tia Nastácia. Era como se cada estátua estivesse viva. Mesmo com 23 anos eu sei que os sonhos de criança não morrem”.


Extraído do sítio Correio 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.