26 de março de 2013

IPHAN HOMOLOGA TOMBAMENTO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TERESINA

Brasília – O Diário Oficial da União divulgou ontem (25) a homologação do tombamento do Conjunto da Estação Ferroviária de Teresina, no estado do Piauí. A assinatura do documento prevê a agilização da construção do Parque Estação da Cidadania, localizado entre as principais avenidas de Teresina.


Segundo a superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan) do Piauí, Claudiana Cruz, “o tombamento tem relevância histórica, cultural muito importante para o estado e para o Brasil como símbolo do processo de interligação do país, principalmente com o interior, através das rodovias”.

Claudiana destacou ainda que o tombamento foi muito significativo para o desenvolvimento econômico e social do estado, o que viabiliza projetos voltados para área da cultura e do turismo. “Ter um bem reconhecido acaba facilitando a obtenção de recursos para esses projetos”.

Além do conjunto da Estação Ferroviária de Teresina, oito bens históricos foram reconhecidos pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em 2012. São eles: o Centro Histórico de Antonina (PR), o Ofício e dos Modos de Fazer as Bonecas Karajá (GO/TO), o Centro Histórico de Manaus (AM), o Centro Histórico de Oeiras (PI), o Centro Histórico de Piracuruca (PI), a Ponte Pênsil Affonso Penna (GO), Ponte Eurico Gaspar Dutra (MS) e o Fandango Caiçara do litoral de São Paulo e do Paraná.

Segundo o Iphan, ainda não houve nenhum tombamento este ano. Em abril o conselho vai se reunir em Brasília para tomar medidas de preservação do edifício do jornal A Noite e da Festa do Divino de Parati, ambos no estado do Rio de Janeiro.

Extraído do sítio Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.