16 de março de 2013

ARQUEÓLOGOS DA CHINA ESCAVAM AS MAIS ANTIGAS PEÇAS DE ARMADURA DE BRONZE


Arqueólogos da Província de Shaanxi, noroeste da China, disseram que uma peça de armadura e duas peças de armadura para o torso que datam de 3 mil anos atrás podem ser as peças de armadura de bronze mais antigas descobertas na China.

O anúncio foi feito após especialistas estudaram o objeto encontrado na tumba de um nobre da Disnastia Zhou Oeste (1046 a.C. - 771 a.C.) na montanha de Shigushan da cidade de Baoji.

Liu Junshe, chefe da equipe de escavação, disse que a descoberta preencheu o vazio na história militar antiga da China, dado que escavações de peças de armadura fabricadas durante ou antes da Dinasita Qin (221 a.C. - 206 a.C.) têm sido raras.

"O material da ´armadura´ dos famosos guerreiros de terracota tem sido um mistério por muito tempo, mas as peças de armadura encontradas desta vez foram fabricadas centenas de anos antes do exército subterrâneo da Dinastia Qin, " disse Liu.

Liu disse que o coxote, ou peça de armadura para a coxa, era de 29 cm de comprimento e em forma de tubo, e duas peças de coraça, ou armadura para a parte superior do corpo, eram de 23,5 por 10 cm e 40 por 21cm. Ambas têm encaixes para se conectar uma com a outra ou com partes de couro da armadura.

Um grande número de armas de bronze, copos de vinho e outros objetos de sacrifício foi também descoberto junto com as peças de armadura, indicando que o dono da tumba pode ter sido um aristocrata e alto general.

O conjunto de tumba na montanha de Shigushan foi descoberto no ano passado por alguns agricultores locais. Os arqueólogos descobriram um copo de vinho em outra tumba e encontraram o vinho mais antigo descoberto na China após a escavação.

Extraído do sítio CRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.