24 de março de 2013

CLARICE LISPECTOR DIGITAL - Tiago Germano

Cinco livros de Clarice Lispector ganharam versões eletrônicas, disponibilizados pela Rocco Digital, selo da editora Rocco.

E-books estão sendo comercializados nas principais lojas de vendas online com 20% de desconto até o fim do mês
Uma pesquisa publicada no jornal 'O Estado de São Paulo', ano passado, constatou que Clarice Lispector (1920-1977) é a escritora mais citada pelos internautas brasileiros nas redes sociais: seu nome é (acertada ou equivocadamente) associado a frases cerca de 3,5 mil vezes por dia.

A relação de Clarice com a chamada 'Geração Y', potencializada pelas redes sociais e pelas biografias e traduções de sua obra, acaba de se fortalecer ainda mais com a popularização dos e-readers e um anúncio que a editora Rocco fez esta semana.

Por meio do selo Rocco Digital, a editora acaba de disponibilizar os cinco primeiros títulos em versão eletrônica do catálogo dedicado à autora.

Os e-books estão sendo comercializados nas principais lojas de vendas online com 20% de desconto até o fim do mês, mas pelo menos uma das obras (A Hora da Estrela, de 1977) pode ser encontrada para baixar gratuitamente, em formato .pdf, em portais como o 'Domínio Público' (veja no link).

A biblioteca digital desenvolvida em software livre, lançada em 2006 pelo Ministério da Educação, também disponibiliza dois outros livros em formato .pdf de Clarice: A Maçã no Escuro (1961) e A Paixão Segundo G.H. (1964), que em breve também serão lançados em e-book pela Rocco.

No mês passado, a produtora pernambucana Cabra Fulô, patrocinada pelo Governo do Estado por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), lançou na web o e-book interativo Loubo Amor, uma adaptação do conto 'Os desastres de sofia' (incluído na coletânea Felicidade Clandestina, de 1967) cujo arquivo pode ser solicitado gratuitamente pelo e-mail cabrafulo@gmail.com.

O projeto foi finalizado no ano passado e envolve uma ação pedagógica junto à rede de ensino de Pernambuco, a partir da distribuição de 800 DVDs com o e-book, enviados a 115 escolas públicas de Pernambuco e 22 bibliotecas do país.

Se o 'boom' de Clarice Lispector já não é algo novo, seus leitores, por outro lado, continuam se renovando.

Extraído do sítio Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.