24 de março de 2013

ARTE E LITERATURA MARCAM ABERTURA DA FEIRA DE LIVROS DA EdUFSC - Moacir Loth

“O livro é o patrimônio material do nosso conhecimento”, sintetizou a reitora Roselane. Foto: Wagner Behr/Agecom

Um diálogo entre a literatura e o teatro marcou oficialmente segunda (18) a abertura da Feira do Livro da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), no Centro de Convivência, no Campus da Trindade, em Florianópolis. Prestigiada pelas reitoras Roselane Neckel e Lúcia Pacheco, a feira prossegue até o dia 2 de abril, oferecendo descontos de 30 a 70% dos preços de capa. “O livro é o patrimônio material do nosso conhecimento”, sintetizou Roselane. Já a vice-reitora destacou a revitalização do espaço do Centro de Convivência com a feira.

A abertura do evento coincide com o reinício do ano letivo na universidade. A feira faz um tributo a Franklin Cascaes, autor de O fantástico da Ilha de Santa Catarina, falecido há 30 anos. A solenidade de abertura, presidida pelo diretor executivo da EdUFSC, Sérgio Medeiros, contou também com a presença dos pró-reitores e de toda a equipe da editora.

O ator Leon de Paula encenou um poema de Cruz e Sousa e uma crônica de Jair Hamms, respectivamente de Últimos Sonetos e O Detetive de Florianópolis, ambos listados para o próximo Vestibular da UFSC. Os dois estão 30% mais baratos.Neste ano, a feira também está fazendo uma parceria com o 3º Festival Nacional do Conto, que acontece, na Capital, de 19 a 23 de março. Escritores nacionais visitarão o Centro de Convivência. Sérgio Medeiros ressaltou que, além dos títulos novos, a EdUFSC está oferecendo vários relançamentos, isto é, obras importantes que se encontravam esgotadas.

Leon de Paula encenou “O Detetive de Florianópolis”, listado para o próximo Vestibular da UFSC. Foto: Wagner Behr/Agecom

A reitora sublinhou ainda o papel cultural e social da editora a partir das publicações da universidade. “Precisamos ampliar a relação e a interlocução com a sociedade”. Entende que as teses e dissertações, por exemplo, podem virar livros acessíveis também ao ensino fundamental. Antes de declarar aberta a feira, garantiu apoio da Administração Central ao trabalho e desafios da editora.

A EdUFSC está oferecendo 600 títulos e seis mil livros próprios. Também disponibiliza quatro mil títulos de editoras privadas e de outras editoras universitárias. Amanhã, dia 19, a reitora Roselane Neckel convidará, durante a recepção, os 3.349 calouros a conhecer a feira.

Extraído do sítio Portal UFSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.