24 de março de 2013

DISCO QUE REVOLUCIONOU A CULTURA POP COMPLETA 50 ANOS - Gustavo Morais

Capa de "Please Please Me" 

No já distante 22 de março de 1963, os Beatles lançaram o álbum “Please Please Me”. Há exatos 50 anos, os então quatro garotos de Liverpool oficialmente estreavam no show bussines. Começava então a “beatlemania”, um fenômeno de adoração que continua até hoje e só parece ficar mais forte.

Com um repertório de 14 músicas e uma verba de 400 libras (R$ 1,2 mil, aproximadamente) no bolso, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr conseguiram produzir um disco que por 30 semanas ficou com o primeiro lugar das paradas de sucesso do Reino Unido. Na ocasião, o quarteto foi desbancado por si mesmo ao lançar o seu segundo trabalho, “With The Beatles“.

Além da faixa-título, o álbum imortalizou músicas como “Misery“, “I Saw Her Standing There” e “Twist and Shout“. Apesar de gripado e rouco, John cantou na maior parte das canções do disco. Simples, direto e alto astral, “Please Please Me” é referência musical até os dias atuais.

O produtor George Martin, considerado o quinto Beatle, pensou em conduzir as gravações no clube onde a banda tinha começado a tocar, o Cavern Club, em Liverpool. A intenção do produtor era conseguir captar todo o ambiente e som ao vivo que popularizava o quarteto. Porém, o sempre sagaz Martin percebeu mudou de ideia e entrou com banda para o estúdio.

De acordo com o blog Jam Sessions, do jornalista Jamari França, “Please Please Me” “trazia 10 novas canções e quatro lançadas antes em singles. As 10 foram gravadas em dois canais num único dia, 11 de fevereiro de 1963, no estúdio dois da EMI em Abbey Road nº 3″. Oito faixas registradas no álbum são assinadas pela dupla Lennon/McCartney, um ótimo número para um artista iniciante. As outras seis músicas que compõem o disco são regravações de canções estadunidenses, que de certa forma traduzem o apreço da banda pela sonoridade R&B norte-americana.

Meio século depois, a indústria fonográfica estima que os discos dos Beatles tenham vendido cerca de um bilhão de cópias. Não fosse a pirataria, eles teriam vendido bem mais. É um tanto quanto improvável algum outro artista conseguir atingir tamanha popularidade.

Aumente o volume do som, pois o que vem a seguir é rock and roll!


Extraído do sítio Cifra Club News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.