25 de março de 2013

FEIRA DO LIVRO HOMENAGEIA O PAÍS PARÁ - Carolina Menezes


O maior encontro literário da região Norte, a Feira Pan-Amazônica do Livro, chega à sua 17ª edição com novidades. A primeira delas é o período de sua realização, que passa a acontecer no primeiro semestre do ano, entre os dias 26 de abril e 5 de maio, ainda no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia.

A tradição de homenagear um país diferente a cada ano também ganhou adaptações. Em 2013, as honrarias se estendem ao Estado do Pará e ao poeta que o elevou à condição de nação em seus versos – junto com o parceiro Paulo André -, Ruy Barata. No “Encontro Paraense”, nomes como Maria Stella Pessoa, Harley Dolzane, Ney Paiva, Olga Salvary, Maciste e Daniel Leite já estão confirmados.

“Estamos resgatando uma dívida de muitos anos homenageando países mundo afora e esquecendo de homenagear o nosso como sentimento, pelo seu tamanho, riquezas e diversidade cultural”, explica o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves. “Daqui saiu um dos maiores poetas de todos os tempos, o inesquecível Paratininga, autor dessa frase histórica, ‘eu sou de um país que se chama Pará’”, reforça, enaltecendo Barata.

A feira oferecerá ao público atividades acadêmicas, como mesas redondas, oficinas, debates, seminários e shows. A programação inclui o “Encontro Literário”, que trará ao público os escritores Ignácio de Loyola Brandão, Cristóvão de Tezza, Guilherme Fiuza, Tiago Santana e José Castello. As atrações musicais são os shows da Palavra Cantada (RJ), um espetáculo musical infantil do grupo teatral Companhia do Tijolo (SP), e do cantor Toquinho. O premiado escritor Ziraldo terá sua participação no evento com a palestra “Estudar é importante, mas ler é mais importante que estudar”, seguida de sessão de autógrafos.

O evento realizado pelo Governo do Estado e pela Secretaria Especial de Promoção Social (Sepros), por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza uma programação anual que inclui Saraus Literários, Pan-Amazônica nas Escolas, Pan-Amazônica nos Municípios e Salões Regionais do Livro. Em 2013 serão três salões do livro, realizados no segundo semestre em Santarém, na região do Baixo Amazonas; em Paragominas, na região do Capim; e em Tucuruí, na região do Lago de Tucuruí.

PRINCIPAIS APRESENTAÇÕES (programação sujeita a alterações)

ENCONTRO LITERÁRIO COM ESCRITORES PARAENSES – Auditório Dalcídio Jurandir
• Escritores Convidados: Maria Stella Pessoa, Harlley Dolzane, Ney Paiva, Maciste Costa, Daniel Leite e Olga Savary.

ENCONTRO LITERÁRIO COM ESCRITORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS – Auditório Dalcídio Jurandir
• Escritores Convidados: Ignácio de Loyola Brandão, Cristovão Tezza, Guilherme Fiúza, Tiago Santana, José Maria Castelo, Marina Colasanti e Afonso Romano de Santana.

PAPO CABEÇA – Auditório Dalcídio Jurandir
Intervenção artística de: Renato Torres e Ester Sá
• Convidados: Sérgio Nogueira (RJ); Zildinha Sequeira (PA); Stella Maris (RJ) – Vencedora do Prêmio Jabuti 2012 – Categoria Infanto-Juvenil 1º e 2º lugar.

ESPETÁCULOS DE TEATRO INFANTIL - Auditório Benedito
Cia Companhia do Tijolo – “Espetáculo Infantil: Baú de seu Francisco” e “Cante lá que eu Canto cá”
• Palavra Cantada - Espetáculo Infantil

PALESTRAS
• Sérgio Nogueira: Palestra -" O valor da língua portuguesa na vida profissional"
• Cleo Busatto: Palestra – “Contar e encantar - Pequenos segredos da Narrativa”
• Ziraldo - Palestra "Estudar é importante, mas ler é mais importante que estudar” e sessão de autógrafos.
• Ronaldo Fraga – Estilista fará apresentação sobre coleção inspirada no Pará.

SEMINÁRIOS – Sala Pará
• Literatura e Sustentabilidade: Coord. Do IMAZON com a participação de Sônia Bridi.
• Seminário sobre o Pará e Ruy Barata – Homenageados da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro.

MOMENTO LITERÁRIO MARISTA – Auditório Eneida de Moraes
• Apresentações das seguintes Obras, que estão entre as leituras
obrigatórias para o vestibular: "NO MOINHO" - Eça de Queiroz - Direção: Waldiney Velasco; "UMA SENHORA" - Machado de Assis - Direção: Geraldo Sales; "D. PAULA" - Machado de Assis - Direção: Thiago Pinto; "O CAPÍTULO DOS CHAPÉUS" - Machado de Assis Direção: Maíra Monteiro; "JUCA PIRAMA" - Gonçalves Dias - Direção: Rose Tunas; "NAVIO NEGREIRO" - Castro Alves - Direção: Paulo Fonseca

HOMENAGEM A VINÍCIUS DE MORAES
• Show de Encerramento – Toquinho e Banda Homenagem a Vinicius de Moraes
Exposição - Os Amigos de meu Pai - Fotografias de Pedro Moraes (Filho de Vinicius)

ESPAÇO INFANTIL
• Contação de Histórias com: Cléo Busatto, Leonel Ferreira, Gil Ganesh, Marluce Araujo, Dirigível Coletivo de Teatro, Zezé Caxiado e Cláudio Melo, Cincinato Jr. e Adriana Cruz, Vandileia Foro, Ayvu Rapyta, Grupo Amananhe, Cirandeiros da Palavra, Nazaré Melo e Yandra Galupo.
• Espetáculos teatrais com: Cia do Sarau, Dois Palhaços Encantados, Cia dos Notáveis Clowns, Cia Thaetro de Performances e Espetáculos, Cia EXTRAordinários, Dirigível Coletivo de Teatro, Coletivo de teatro Mana' Avu, Cia dos Notáveis Clowns e Teatro de Origem.
• Teatro de bonecos com: 
In Bust teatro com bonecos com os espetáculos: "Catalendas"; "Pinóquio"; "Fio de Pão - A lenda da cobra Norato"; "Curupira - 10 milhões de nós"; e "Os Doze Trabalhos de Hércules".
Companhia BRICBRAC de Marionetes com o espetáculo: “O Livro da Criação”

EXPOSIÇÕES: Ronaldo Fraga; Salão do Humor; e Grafismos Assurinis;

Serviço: O horário de funcionamento da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro é de 10h às 22h, com entrada gratuita para todos os eventos.

Extraído do sítio Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.