28 de março de 2013

REDESCUBRA SUA CIDADE DE BIKE


Vento no rosto, economia, liberdade, rapidez e, o que é melhor, tudo isso de graça. Com o aumento do caos no trânsito aumenta também a procura pelas bikes compartilhadas, o sistema de aluguel que facilita os deslocamentos pelas cidades para o lazer ou para o trabalho. Uma pesquisa do Conectaí apontou que 70% dos brasileiros estariam dispostos a usar a magrela como meio de transporte diário.

Não à toa. O veículo foi apontado pela ONU como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta. Só nos EUA, tem ajudado a economizar cerca de US$ 4,6 bilhões por ano em combustível e, entre 2000 e 2010, o número de ciclistas por lá cresceu até 77% em algumas cidades.

Por aqui, uma vantagem extra: há quatro anos, a bicicleta é campeã no Desafio Intermodal, que compara o tempo de 11 diferentes veículos para fazer um trajeto de 10 km em São Paulo. E a bicicleta deixa até mesmo helicóptero para trás.

A EXPERIÊNCIA DE ALGUNS PAÍSES

Assim como no Brasil, a maioria oferece de 30 min a 60 min gratuitamente, mas alguns sistemas públicos infelizmente só são disponíveis a moradores das cidades. Veja alguns exemplos pelo mundo:

PARIS

O Velib é representativo. Lançado em 2007 com descrédito, teve quase todas as bikes destruídas, mas completou seus primeiros cinco anos com muito êxito: 110 mil usuários diários, 20 mil bicicletas e 1 800 estações de retiradas disponíveis 24 horas por dia. Os primeiros 30 min são gratuitos e depois há vários planos, incluindo o anual de 19 euros. É sem dúvida a maneira mais charmosa e autêntica de flanar pelas belas ruas da capital francesa.

BUENOS AIRES

O sistema Mejor en Bici também merece elogios. São 22 estações e quase 100 km de ciclovias que passam por universidades e pontos importantes da cidade, como o Obelisco, Praça de Maio e Puerto Madero. Mais informações em www.mejorenbici.buenosaires.gob.ar

BARCELONA

Turistas não conseguem usar o sistema público Bicing e suas 416 estações de empréstimo, infelizmente, mas podem alugar uma bicicleta e usufruir dos 200 km de ciclovias pela bela cidade.

SEVILHA

O projeto chamado Sevici da cidade espanhola tem 260 estações e oferece também a primeira meia hora grátis. O passe anual custa 27,50 euros e o semanal, 11 euros.

Extraído do sítio Revista Bicicleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.