19 de outubro de 2012

PORTO ALEGRE É A CAPITAL COM MAIS PESSOAS MORANDO SOZINHAS, APONTA IBGE

Censo 2010 mostra que 12,1% dos lares contam com apenas um ocupante.


Porto Alegre é a capital brasileira que apresenta o maior índice de pessoas morando sozinhas no País: 21,4%. O dado constam no levantamento do Censo 2010 divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual corresponde a 508.503 lares. A capital gaúcha ficou na 15ª posição entre todos os municípios pesquisados. Entre as pessoas com mais de 60 anos, 15,1% residem sós.

No período compreendido entre 2000 e 2010, houve um crescimento expressivo da proporção de pessoas que moravam sozinhas, representando 12,1% do total das residências do País. Em 2010, havia 6,9 milhões dessas unidades, sendo que a distribuição por sexo da pessoa responsável pela unidade doméstica foi equivalente. 

Trata-se de um fenômeno eminentemente urbano, uma vez que 88% dessas unidades estavam situadas em cidades. 

Outras duas localidades gaúchas ocuparam os primeiros lugares no ranking. Santa Vitória do Palmar, no Sul do Estado, figura em 12º lugar. Na cidade, 21,8% das casas (11.245) são ocupadas por apenas um morador. Em relação aos idosos, o índice fica em 15%. Lavras do Sul, na região Sudoeste, conta com 21% dos imóveis ocupados por uma pessoa, o corresponde a 2.638 unidades. Dos idosos, chega a 15,9% o total de moradores sós.

Na pesquisa nacional, se verifica, no caso das mulheres, que há uma concentração nos grupos
de idade mais avançada. Cerca de 53% possuíam 60 anos ou mais. Entre os homens, a distribuição etária é diferenciada, com percentuais mais elevados nas idades entre 25 a 59 anos. De forma geral, embora o número de unidades domésticas com um só morador tenha aumentado significativamente no período de 10 anos, a distribuição etária dessas pessoas se manteve praticamente estável.

A análise dos dados sobre o estado civil dos que vivem sós mostra que há diferenças dependendo do sexo do responsável pelo imóvel. Entre as mulheres, cerca de 40% são viúvas, enquanto entre os homens o estado de viuvez está presente em apenas 10% dos casos, sendo a maioria deles solteiros (58,9%).

Extraído do sítio Correio do Povo

Ler também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.