21 de outubro de 2012

HISTÓRIAS DA ANTIGA CHINA: PROCURANDO UM EXCELENTE CAVALO SEGUNDO DESENHOS - Cindy Chan

Uma pintura tradicional chinesa de um cavalo correndo do pintor Xu Beihong (1895-1953).
“Procurar um excelente cavalo de acordo com desenhos” é uma expressão chinesa que significa “usar um método vulgar” ou “falta de originalidade, iniciativa ou imaginação ao lidar com uma questão”.

A expressão vem de uma história sobre um homem chamado Sun Yang, que viveu na China durante o Período da Primavera e do Outono (770-476 a.C.) e que teria uma habilidade extraordinária para avaliar e entender cavalos.

Quase de imediato, Sun Yang poderia reconhecer o tipo de cavalo, seus pontos fortes e fracos e qualquer característica especial. Ele era conhecido por ser capaz de selecionar cavalos de extraordinárias resistência, aqueles que poderiam correr milhares de quilômetros por dia.

As pessoas se referiam a Sun Yang como Bo Le, uma divindade responsável pelas montarias celestes.

Com base em seu conhecimento especializado e experiência em avaliar cavalos, Sun Yang escreveu um livro chamado “A arte e os princípios da avaliação de cavalos”. Ele incluiu desenhos de cavalos e explicou as características do “cavalo de mil milhas” em seu livro.

Sun Yang tinha um filho que era muito melhor em ler livros do que em aplicar o conhecimento em questões práticas. Seu filho leu o livro e achou muito fácil identificar excelentes cavalos.

O filho de Sun Yang pegou o livro e tentou encontrar um bom cavalo. No entanto, ele não conseguiu encontrar qualquer um baseado nos desenhos, então, ele tentou procurar baseando-se nas características dos bons cavalos descritas no livro.

Por fim, ele encontrou um sapo que tinha algumas das características associadas com o “cavalo de mil milhas”, conforme descrito no livro de seu pai.

Satisfeito, ele trouxe a sapo e disse a seu pai, “Pai, eu encontrei um cavalo de mil milhas, apenas seus cascos são um tanto pobres.”

Sun Yang olhou o sapo e não sabia se ria ou chorava. Com senso de humor, ele disse, “É uma pena que esse cavalo goste tanto de pular e não possa ser usado para puxar uma carroça.”

Então, ele disse com um suspiro, “Isso é verdadeiramente o que se poderia chamar de ‘procurar um excelente cavalo de acordo com desenhos’.”

Com esta história, o ditado passou a significar fazer coisas de maneira antiquada e inadequada, ao invés de ser flexível e adaptável.

O ditado também é usado para se referir a necessidade de utilizar a informação existente para ir mais além ou investigar mais profundamente um assunto.

Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.