25 de outubro de 2012

CUBANO WALDO LEYVA RECEBE PRÊMIO DE POESIA NA VENEZUELA


Caracas, 24 out (Prensa Latina) - O escritor cubano Waldo Leyva receberá hoje na Venezuela o prêmio internacional Víctor Valera Mora, outorgado pela Fundação Centro de Estudos Latino-americanos Rómulo Gallegos com o propósito de reconhecer a criação poética atual. Para fazer a entrega do prêmio, cerimôniao realizada a cada dois anos, o júri considerou a clareza expressiva e o tributo à "grande tradição poética da nossa língua" presentes no volume Cuando el cristal no reproduce el rostro (Quando o vidro não reproduz o rosto), da autoria de Leyva.

O poeta, ensaísta, narrador e jornalista da ilha caribenha publicou mais de 15 poemários desde 1976, e já participou em eventos internacionais como o Congresso de Escritores da Língua Espanhola e o Encontro Ibero-americano de Poesia Carlos Pellicer.

Sobre a obra ganhadora, comentou que se trata de um livro "que se impôs sozinho", além de reunir em uma seleção mais de 30 anos de trabalho.

Este prêmio é também um reconhecimento ao trabalho de Cuba em matéria de criação literária, afirmou em coletiva de imprensa realizada ontem.

Para a IV edição do Prêmio, o primeiro lugar foi disputado por 156 obras provenientes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela.

Da competição participaram autores de textos escritos em idioma espanhol e publicados em primeira edição entre 31 de dezembro de 2009 e a mesma data de 2011. O Centro Rómulo Galegos, criado em 1974, é uma Fundação do Estado venezuelano adscrito ao Ministério de Cultura.

Seu propósito fundamental reside na busca da integração latino-americana e caribenha, e o fomento à investigação, a documentação, o estudo e a difusão do pensamento regional, com ênfase na vida e obra do intelectual venezuelano Rómulo Gallegos.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.