20 de outubro de 2012

APPS AUXILIAM CICLISTAS EUROPEUS A ENCONTRAR OS MELHORES CAMINHOS - Clarissa Neher


Softwares para telefones celulares dão informações sobre as melhores rotas e caminhos em várias cidades europeias, além de informar sobre hotéis, restaurantes e pontos turísticos.

Na Europa, a bicicleta é muito usada não somente na locomoção diária, mas também nas férias. O continente possui uma malha de ciclovias que liga vários países. Por exemplo, a ciclovia R1 liga Bolonha-sobre-o-mar, na França, a São Petersburgo, na Rússia, passando por Bélgica, Holanda, Alemanha, Polônia, Lituânia, Letônia e Estônia.

Nesse contexto, a tecnologia é muito útil para quem deseja conhecer novos lugares pedalando. Vários apps (softwares para smartphones) foram desenvolvidos para orientar os ciclistas. Um deles é o Brandenburg App, oferecido pela agência de turismo do estado alemão de Brandemburgo.

Este app auxilia no planejamento de rotas nas ciclovias do estado, além de informar sobre hotéis, restaurantes e pontos turísticos. "Brandemburgo é um estado que possui uma grande malha de ciclovias. Além disso, tínhamos muitas informações sobre hotéis e restaurantes. Resolvemos juntar essas duas coisas e, e aproveitando a tecnologia dos smartphones, desenvolvemos o app", conta Janes Huff, gerente do projeto.

O Brandenburg App funciona até mesmo quando o usuário não está conectado à internet. "Os mapas podem ser baixados no celular e, com ajuda do sistema de localização GPS, o usuário pode se orientar durante o passeio", explica Huff. O app está disponível desde junho de 2012 e pode ser baixado gratuitamente.

Muitos apps para ciclistas são gratuitos

De bicicleta pela cidade

Outro app bem interessante é o BikeCityGuide. Ele foi desenvolvido para 24 cidades da Alemanha, Suíça e Áustria e indica os melhores caminhos para quem está pedalando, traçando assim rotas mais seguras e mais curtas para os ciclistas.

"A ideia do BikeCityGuide surgiu quando dois ciclistas estavam passeando de bicicleta em Budapeste, uma cidade que eles não conheciam, e pensaram que seria muito interessante ter um de guia de rotas e pontos turísticos desenvolvido por quem anda de bicicleta para quem anda de bicileta", explica Peter Fötsch, o porta-voz do BikeCityGuide.

As rotas do app são fornecidas por ciclistas profissionais: os mensageiros que fazem entregas de bicicleta. Além disso, o programa disponibiliza rotas turísticas para quem deseja conhecer alguma das 24 cidades. “Procuramos sempre trabalhar em parceira com as cidades para quais os apps são desenvolvidos”, diz Fötsch. Os ciclistas são guiados por meio de mensagem de voz que indicam o caminho que eles podem seguir, assim como nos sistemas de navegação de automóveis, muito comuns na Europa.

Extraído do sítio Deutsche Welle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.