21 de outubro de 2012

21 DE OUTUBRO, NASCE ALFRED NOBEL, O PACIFISTA QUE CRIOU A DINAMITE - Joana Teles

Alfred Nobel nasceu em Estocolmo, a 21 de outubro de 1833, foi um químico e inventor sueco, filho de um engenheiro civil, inventor e empresário, cuja empresa faliu. Alfred Nobel tinha então 4 anos e mudou-se, com a mãe, para a Finlândia, enquanto o pai tentava reerguer os seus negócios.

O que foi conseguido, com uma oficina de equipamento para o exército russo. A família volta a reunir-se e Alfred, a mãe e os irmãos juntam-se ao pai, em São Petersburgo, onde estuda e sente um apelo pela Literatura e pela Química.

O pai, ao perceber esta paixão, decide investir na formação do filho, que se forma em Engenharia Química. Em Paris, Alfred Nobel conheceu o jovem químico italiano, Ascanio Sobrero, que inventara a nitroglicerina.

Essa invenção suscitou um grande interesse em Alfred Nobel, em virtude do seu potencial na engenharia civil. Em 1863, regressou à Suécia com o objetivo de desenvolver a nitroglicerina como explosivo.

Tentou tornar a nitroglicerina num produto moldável, juntando-lhe vários compostos, até chegar à sua grande invenção: a dinamite, muito útil, então, em grandes construções como túneis e canais. A dinamite espalhou-se rapidamente pelo mundo, em virtude das suas potencialidades.

Dentro dos laboratórios, Nobel desenvolveu outras inovações, como a borracha sintética, entre outros. A sua quase obsessão pela pesquisa e invenção deixou-lhe pouco tempo para a vida social. No entanto, conheceu uma pessoa que viria a marcar a sua vida.

Bertha Kinsky, uma pacifista, conseguiu transmitir-lhe estes ideais, o que contribuiria para a criação de uma fundação com o seu nome, que promovesse o bem-estar da Humanidade. E esta foi a sua derradeira ‘invenção’.

Alfred Nobel morreu de hemorragia cerebral, na sua casa em San Remo, Itália. No testamento determinou a criação de uma fundação que premiasse, todos os anos, as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade.

E em 1900 foi criada a Fundação Nobel que atribuía cinco prémios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura e Paz. Hoje, recordamos Nobel.

Extraído do sítio PT Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.