28 de outubro de 2012

INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

O que é?

Quando fazemos alguma coisa na vida geralmente recebemos avisos de um possível sucesso ou possíveis conseqüências. Em relação ao infarto ocorre da mesma maneira, o corpo manda um aviso: A angina que significa uma dor desagradável, porém necessária que nos alerta de que algo errado e grave está acontecendo com o coração. A angina é causada por um entupimento, espessamento e endurecimento das artérias do coração que se denomina arteriosclerose.

Os causadores da arteriosclerose são placas que obstruem total ou parcialmente as artérias, assim impedindo ou diminuindo a passagem de sangue no coração. Por esses motivos podem se formar coágulos de sangue que se chamam trombos, que ao se desprenderem, podem ocasionar embolias arteriais. Depois dessa série de fatores é que acontece o infarto do miocárdio ou popularmente chamado de ataque cardíaco.

É como se ocorresse uma pane em um sistema importantíssimo para um bom funcionamento de uma empresa. O coração para de ser irrigado com sangue por causas das obstruções coronianas, que pode trazer de simples até graves conseqüências.

Causas:

Muitas vezes não conseguimos distinguir o que nos levara ao infarto, mas um fator essencial a ser levado em conta seria uma pré-disposição a uma DAC (Doença Arterial Coronariana) ou então a prática de hábitos que nos levam ao estresse excessivo e altamente prejudicial à saúde. As DACs são caracterizadas como doenças onde há uma placa de gordura que bloqueia o fluxo sanguíneo das coronárias (vasos sanguíneos que irrigam o coração). Com este empecilho o músculo cardíaco sofre pela falta de sangue e oxigênio passando a morrer, por isso a importância de fazer o tratamento a partir dos primeiros sintomas. O uso de drogas ilícitas, exposição ao frio extremo, hábito de fumar cigarro e estresse excessivo pode trazer sérios danos.

Dentro dos fatores de risco sabemos que existem alguns que poderão aumentar as chances de desenvolvimento de uma DAC, mas determinados riscos podem ser reversíveis: Tabagismo, hipertensão, colesterol alto, obesidade, sedentarismo e diabetes.

Mas também existem outros fatores de risco que está fora do nosso alcance querer mudar, não temos o poder de controlar ou transformar:

Idade e Hereditariedade

É inevitável que o tempo passe e a idade mudem, portanto o risco de manifestação de uma doença arterial coronariana aumenta para homens acima de 45 anos e mulheres acima de 55 anos (ou depois da menopausa). Hereditariedade ou histórico familiar influencia bastante, pois temos ai uma pré-disposição a manifestação da doença e se não forem tomados os devidos cuidados é provável que o infarto aconteça.

Sintomas:

Os sintomas do ataque cardíaco variam de pessoa para pessoa, algumas podem sentir a mesma coisa e outras diferentes, mas os sintomas que mais ocorrem são:

Angina: sintoma mais comum do infarto. Essas dores e desconfortos ocorrem geralmente na parte central do peito, uma característica marcante é a pressão ou aperto que se sente, de grau moderado a intenso, desde pouco há vários minutos, inconstante ou constantemente.

Sensação de aperto nos braços, incômodo na língua ou no queixo. Desconforto nos ombros, costas, pescoço, mandíbula e/ ou no estômago.

Pele pálida e suor frio pelo resto do corpo, inquietação, respiração curta e palpitações como também tonturas, vômitos, confusão mental e desmaios.

Diagnóstico ou Análise Clínica:

A análise clínica é feita pela avaliação dos sintomas descritos, histórico de doenças familiares e pessoais, e pela solicitação de exames necessários ao futuro tratamento. Geralmente os exames mais solicitados são:

Eletrocardiograma: Mostra alterações que o infarto possa ter causado, permite a demonstração de arritmias cardíacas causadas pelo mesmo.

Dosagem de enzimas Cardíacas: Faz-se a dosagem de enzimas cardíacas para que haja o diagnóstico do infarto, porque quando o músculo cardíaco está morrendo, muitas enzimas são liberadas na corrente sanguínea. As enzimas mais usadas são: Troponina, CK-Total,CK-MB,Mioglobina TGO e LDH.

Angiografia coronariana ou cateterismo: Mapeamento e estudo da circulação coronariana do coração através de um cateter que passa pelo vaso sanqguíneo. Caso ocorra a identificação da obstrução no coração, pode ser realizada uma angioplastia que consiste na desobstrução das artérias e restauração do fluxo sanguíneo. Pode ser necessária a colocação de um pequeno tubo em forma de mola “stent”.

Tratamento:

O tratamento inicial sempre poderá prevenir impedir e reparar os possíveis danos causados ao músculo cardíaco. É fundamental agir desde os primeiros sintomas do infarto, buscando atendimento médico rapidamente. Existem tratamentos que podem ser ministrados pelo médico sem a confirmação do diagnóstico definitivo, como:

Inalação de oxigênio, aspirina, nitroglicerina e analgésicos. Todos estes métodos auxiliam a melhorar a oxigenação e fluxo sanguíneo, também diminuem a sobrecarga de trabalho e dores causadas pelo ataque cardíaco.

Com o diagnóstico em mãos uma vez confirmado a suspeita de infarto do miocárdio o médico poderá iniciar exames mais específicos para tentar desobstruir o fluxo sanguíneo para o coração mais rapidamente possível. No tratamento mais específico continuam incluídos medicamentos e procedimentos médicos:

Medicamentos trombolíticos, beta-bloqueadores, anticoagulantes e antiagregantes plaquetários. Esses medicamentos por sua vez previnem a formação de coágulos, controlam e reduzem a pressão e tensão do músculo cardíaco.

Quando se percebe que os medicamentos não estão atingindo o efeito necessário, é preciso, partir para procedimentos médicos para um melhor resultado no tratamento. Para restaurar a circulação sanguínea nas coronárias são a angioplastia e ponte de safena- consiste em transplantar uma veia da perna para o coração no lugar da artéria obstruída. Este transplante de vasos sanguíneos pode ser feitos com artérias mamárias (tórax) e artérias radiais (antebraços).

Prevenção:

Consiste em possuir uma cautela e tratar freqüentemente dos fatores de riscos que dependem de você para serem mudados, adquirindo assim uma qualidade de diva maior e mais saudável:

Adquirir uma dieta balanceada, parar de fumar, praticar exercícios físicos constantemente, tratar rigorosamente doenças como colesterol alto, hipertensão e diabetes, perder peso.

Segundo dados do DATASUS as doenças cardiovasculares, dentre elas o infarto do miocárdio, matam por ano cerca de 66.000 no Brasil e tem sido a principal causa de morte precoce em nosso país. Em percentuais cerca de 60% dos óbitos por causa do infarto ocorrem logo após o sinal dos primeiros sintomas, por isso a necessidade e importância de procurar atendimento médico rapidamente. Pois só assim serão evitadas complicações no quadro, dificuldade de tratamento e mortes prematuras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.