11 de junho de 2012

COM POESIA E MÚSICA FOI ENCERRADO NO BRASIL FÓRUM DE INTELECTUAIS


Rio de Janeiro, 9 jun - A poesia e a música culminaram o IX Encontro Internacional de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade, que durante dois dias debateram os vínculos entre Cultura e Sustenibilidade 

O famoso poeta brasileiro Thiago de Mello recitou obras de sua autoria, uma delas dedicada à preservação do planeta e da floresta amazônica, da qual se diz filho, por ter nascido em Barreirinha, município do interior do estado de Amazonas.

Além de declamar seus poemas, Mello defendeu a proteção do meio ambiente, e o papel fundamental que o Brasil deve desempenhar neste campo, ao ter cerca de 15 por cento da biodiversidade do planeta e 13 por cento da água potável do mundo em seu território, graças à Amazonia.

A música ficou por conta dos cantores, o cubano José "Pepe" Ordaz que interpretou números de sua autoria dedicados ao amor, e o brasileiro Raúl Ellwanger, evocando seu Rio Grande do Sul natal e seus colegas desaparecidos durante a ditadura militar que se impôs neste país entre 1964 e 1985.

Dessa forma foram encerrados os dois dias de debates de intelectuais e artistas da Argentina, Brasil, Cuba, El Salvador, Espanha, França, Itália, Portugal e Venezuela, convocados pelo capítulo brasileiro da Rede de Redes em Defesa da Humanidade para debater sobre Cultura e Sustentabilidade, antes da conferência Rio+20.

Realizado no espaço Tom Jobim, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o encontro abordou assuntos como A luta pela sobrevivência da humanidade diante da ameaça de destruição da própria espécie humana e As redes sociais e seu papel nas interações socioculturais.

Também, O papel das universidades na construção do mundo, Cultura de massas e cultura popular, e seu papel na sustentabilidade, Ciência como paradigma da Cultura? e A função do intelectual e os movimentos sociais na luta pela liberdade de informação.

Desse IX Encontro participou uma nutrida delegação cubana, integrada por Osvaldo Martínez, diretor do Centro de Investigações da Economia Mundial, Katiuska Blanco, jornalista e escritora, e os professores universitários Fidel Antonio Castro Smirnov e Acela Caner.

Além deles, Ana María Pellón, coordenadora do capítulo cubano da Rede de redes, as representantes desse grupo Yamila Cohen e Arianna López, e o já mencionado cantor e compositor Pepe Ordaz.


Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.