7 de abril de 2013

LANÇAMENTO DA FEIRA DO LIVRO DE SANTA MARIA 2013 - Fabrício Minussi

Lançamento da Feira do Livro 2013 será na próxima terça-feira (9), no Salão do Ediício João Fontoura Borges (SUCV). Foto: Arquivo/Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Santa Maria avança nos preparativos para a realização da Feira do Livro 2013, que já está com data marcada, será de 27 de abril a 12 de maio, na Praça Saldanha Marinho. Na próxima terça-feira (9), em ato programado para iniciar às 19h, no Salão do Edifício João Fontoura Borges (1º andar do antigo prédio da SUCV), Rua Venâncio Aires, nº 1.934, será apresentada campanha publicitária para a edição comemorativa dos 40 anos da feira, que terá como patrona Eugênia Mariano da Rocha Barrichelo. A Professora Homenageada será Amanda Eloina Scherer. A Homenagem Póstuma será feita a Antônio Isaia.

Os organizadores da Feira do Livro 2013 informam que seguem abertas até o dia 20 de abril as inscrições para o lançamento de livros durante o evento. Os interessados devem preencher o termo de compromisso da feira no ato da inscrição, que deve ser feita na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. A comissão organizadora da Feira do Livro 2013 reúne-se todas às segundas-feiras, às 14h, na Biblioteca Municipal, para discutir e formatar a programação do evento, estabelecendo as diretrizes para a sua realização, bem como os detalhes da estrutura física.

A partir desta quarta-feira (3) a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria divulga os históricos da Patrona e dos homenageados da Feira do Livro 2013. Hoje, apresentamos a trajetória da Patrona Eugênia Mariano da Rocha Barrichelo – material produzido pelos acadêmicos do Curso de Jornalismo da Unifra. Seguem, abaixo, mais informações sobre o evento e seus realizadores.

Inscrições para lançamento de livros:

Encontram-se abertas na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide até o dia 20 de abril
Endereço: Av. Presidente Vargas 1300, CEP: 97015-511
Fone: (55) 32181396,
E-mail: bpmhbsm@yahoo.com.br),
Período: de 1º/03/13 a 20/04/13, das 8h às 16h.
Todos os interessados devem preencher o termo de Compromisso da Feira.

Comissão Organizadora:

Prefeitura Municipal de Santa Maria através da Secretaria de Município da Cultura e Secretaria de Municipio da Educação
UFSM através do Gabinete do Reitor e FACOS
UNIFRA através do Curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Câmara do Livro de Santa Maria
8ª CRE
CESMA
SESI
SESC
Com participação e colaboração da OPPS’s Produções de Eventos e Chili Produções Culturais

Homenageados:

Patrona: Eugênia Maria Mariano da Rocha Barrichelo
Professora Homenageada: Amanda Eloina Scherer
Homenagem Póstuma: Antonio Isaias.

Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello - Patrona:
Registrada com o nome de Eugenia Maria Dias Mariano da Rocha é a décima filha de José Mariano da Rocha Filho e Maria Zulmira Dias Mariano da Rocha. Com quatro anos aprendeu a ler e com cinco ingressou no Colégio Sant’Anna, onde, durante uma semana permaneceu no jardim de infância, como chamavam à época os estudos prévios à alfabetização. Porém, ainda no primeiro mês de aulas, foi promovida ao primeiro ano primário.


O pai esperava que seguisse a carreira jornalística ou a jurídica, já que gostava muito de ler e havia manifestado sempre uma forte vontade de aperfeiçoar a escrita. A mãe esperava que Eugenia fosse cientista e, por isso, presenteou-lhe com livros sobre biologia e física, entre outros.

Eugenia foi aprovada em três vestibulares na seguinte ordem: Comunicação, Artes e Veterinária. Como as aulas do Curso de Comunicação eram à noite, no prédio da Antiga Reitoria da UFSM à Rua Floriano Peixoto, durante o dia frequentava sempre outro curso no campus da UFSM. Concluiu os cursos de Comunicação (1975) e Medicina Veterinária (1979), foi bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e, ao terminar os cursos de graduação, fez Mestrado em Medicina Veterinária.

Em 1981 casou-se com Cesar Augusto Barichello, com quem tem dois filhos, Stefania, advogada, especialista em Direitos Humanos com Mestrado em Integração Latino Americana (UFSM) e Direitos Humanos na União Europeia (Udine, Itália) e Bruno, jornalista e publicitário.

O gosto pela escrita nunca abandonou Eugenia e, assim, enquanto fazia Mestrado em Veterinária trabalhou com jornalismo científico e com a divulgação da ciência. Foi essa prática que a aproximou do Curso de Comunicação da UFSM, onde prestou concurso público e ingressou como professora em 1994. Após seis meses de atuação como professora, foi eleita, por voto universal, Diretora da Faculdade de Comunicação.

Participou como aluna do Curso de Comunicação da UFSM da primeira e da segunda edição da Feira do Livro, em 1973 e 1974. Em 1995, liderou a retomada da realização da Feira do Livro de Santa Maria, que não era realizada há mais de três anos.

Atualmente, coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (mestrado e doutorado). É pesquisadora do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional. É autora de 5 livros e 20 capítulos. Publicou 41 artigos em periódicos científicos e 120 em anais de eventos. Orientou 140 trabalhos monográficos ou dissertações de mestrado. Participou de 170 bancas de monografias, dissertações ou teses.

Ocupa a cadeira de número 21 na Academia Santa-Mariense de Letras cujo patrono é o professor, jornalista e escritor João Belém.

Livros publicados:

Os 50 anos da Nova Universidade. Santa Maria: Editora da UFSM, 2012. 143p.

Trajetórias: memórias do Curso de Comunicação Social da UFSM. Santa Maria: FACOS/UFSM:FAPERGS, 2005. 260p.

Visibilidade midiática, legitimação e responsabilidade social: dez estudos sobre a comunicação na Universidade. FACOS/UFSM:CNPq, 2004.180p.

Comunicação e comunidade do saber. Santa Maria: Pallotti, 2001. 300 p.

Universidade e Comunicação. Santa Maria: FACOS/UFSM:FAPERGS:CNPq, 1998. 115p.

Capítulos de livros publicados
João Belém. In: Ligia Militz da Costa. (Org.). Em prosa e verso IV. Santa Maria - RS: Academia Santa-Mariense de Letras, 2012, v. 1, p. 73-85.

O Twitter como medium-ambiência mcluhaniano: o processo de apropriação dos interagentes na mídia social digital. In: Edurado Vizer. (Org.). Lo que Mc Luhan no predijo. Buenos Aires: Ed. La Crujía, 2012, v. 1, p. 125-140.

Apontamentos sobre as estratégias de comunicação mediadas por computador nas organizações contemporâneas. In: Comunicação Organizacional: histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009, v.1, p. 337-53.

Apontamentos em torno da visibilidade e da lógica de legitimação das instituições na sociedade midiatizada. In: Em torno das mídias: práticas e ambiências. Porto Alegre: Sulina, 2008, v.1, p. 237-49.

Ensino das profissões midiáticas: trajetória do Curso de Comunicação Social da UFSM. In: Histórias das Relações Públicas: fragmentos de memória. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v.1, p. 536-51.

A Universidade e a Cultura. In: Santa Maria, Cidade Cultura. Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria. Santa Maria: Pallotti, 2003, p. 84-93.

Campo midiático, opinião pública e legitimação. In: Comunicação e cultura midiática. Santa Maria: FACOS/UFSM, 2003.

Territorialidade e pertencimento: dois ângulos para pensar a comunicação organizacional depois da Internet. In: A comunicação, o social e o poder: cultura, complexidade e tolerância. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, v.28, p. 99-114.

A construção da visibilidade institucional pela mídia. In: Comunicação Midiática. Santa Maria: FACOS/UFSM, 2002, v.1, p. 33-58.

Comunicação e Sociabilidades. In: Comunicação e sociabilidades. Santa Maria: FACOS/UFSM, 2001, v.1, p. 111-129.

A Pesquisa em Comunicação na Região Sul. In: 20 anos de Ciência da Comunicação no Brasil: avaliação e perspectivas. São Paulo-SP: INTERCOM/UNISANTA, 1999.

* Fonte: acadêmicos do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano (Unifra)

** Fabrício Minussi - Superintendente de Comunicação - Secretaria de Relações de Governo e Comunicação - Prefeitura Municipal de Santa Maria - www.santamaria.rs.gov.br.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.