7 de abril de 2013

A EUROPA AO OLHOS DE UM PINTOR RUSSO - Armen Apresyan

© Galeria ARS LONGA

Uma exposição de obras do mais jovem acadêmico da Academia de Belas Artes da Rússia, Nikita Makarov, abriu no Centro “Museyon” junto do Museu de Belas Artes Pushkin.

A exposição propõe aos visitantes saltar de Moscou, coberta de neve, para a Europa e passear por ruas de Paris e de Viena. Em tempos, o escritor Gaito Gazdanov, apreciado altamente por Ivan Bunin e Maxim Gorky, escrevia em seu romance “História de uma viagem”:

“Há dias especiais na Europa, frequentemente no início de uma primavera fria, quando está chovendo. A chuva cai, fazendo fluir a água celeste pelo rosto dos heróis de pedra, silenciosos e imóveis viajantes, que atravessaram longos anos de guerras, invasões e tradições da asfixiante vida pacífica de cidades ainda saciadas...a chuva soa gotejando, flui em milhares de diferentes sentidos; depois, com a chegada da confusa noite europeia, encoberta por um céu nebuloso e sombrio, brilha à luz de faróis; soa sobretudo triste e inconfundivelmente, com a mesma tristeza húmida inimitável, no movimento das cidades, pessoas e automóveis, que diminui nas primeiras horas da noite”.

Este romance inspirou a Nikita Makarov o nome da exposição – “História de mais de uma viagem”. Nikita Makarov é um pintor talentoso e um viajante inveterado. Reconhece que concebe os países visitados através do prisma da literatura russa:

“Associo Paris, em primeiro lugar, a Gaito Gazmanov e Gueorgui Ivanov, a Itália – a Ivan Bunin, Zinaida Guippius, Dmitri Merezhkovsky e, naturalmente, a Nikolai Gogol, a Alemanha – a Vladislav Khodasevich. Veneza para mim é associada a Serguei Dyaguilev, Igor Stravinsky e Iossif Brodsky”.


Nas obras de Nikita Makarov sente-se influência de pintores franceses do século XIX – início do século XX. Cria-se uma impressão de que foram pintadas sob a inspiração produzida por obras de Vincent van Gogh ou paisagens urbanas de Eugène Galien-Laloue. Ao mesmo tempo, cada quadro apresentado na exposição é muito russo: Nikita Makarov é denominado frequentemente de “europeu russo”. O pintor passou a infância e adolescência na Alemanha, onde começou a desenhar e absorveu em si a experiência artística da Europa Ocidental. Mais tarde, regressou à Rússia, onde recebeu instrução superior, formando-se pelo Instituto Artístico Académico Surikov de Moscou.

Os quadros de Nikita Makarov refletem admiravelmente o ambiente das praças e cais de Paris e Viena, permitindo aos visitantes sentir a música de cada cidade, os aromas das pequenas e acolhedoras cafeterias, o olhar para o rio ou o mar, deliciando-se com o jogo de reminiscências literárias. As pinturas do artista são acompanhadas de frases de obras de escritores russos.

Na exposição são apresentadas obras pintadas por Nikita Makarov nos últimos anos. É possível acompanhar como muda sua linguagem artística com o passar do tempo, tornando-se mais requintada e sensível, como o pintor joga com diferentes tradições artísticas, criando seu estilo original e facilmente reconhecível.

Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.