5 de junho de 2013

BRASIL SERÁ HOMENAGEADO EM GOTEMBURGO, NA SUÉCIA, EM 2014 - Iona Teixeira Stevens

Este ano a Romênia é país convidado.


Depois de Frankfurt em 2013 e Bolonha em 2014, o Brasil será destaque em mais uma feira de livros na Europa: a literatura brasileira será o tema da Feira Internacional do Livro de Gotemburgo, na Suécia, em 2014.

Em nota, Maria Källsson, Diretora da Feira do Livro, afirmou: “apesar de já termos conhecimento de editoras da América do Sul e do Brasil, essa será a estreia do continente sul-americano como tema na Feira. O Brasil está em uma fase muito importante de desenvolvimento no momento. Vai ser muito interessante oferecer aos nossos visitantes um olhar diferente dessa cultura deslumbrante e desse país em transição”.

Vale notar que a Feira de Gotemburgo possui um programa de bolsas para editores e agentes não-nórdicos que queiram participar do evento (porém as inscrições para este ano já foram encerradas). Em 2014 a embaixada do Brasil em Estocolmo, junto com editoras brasileiras, participará da organização da Feira.

A literatura nórdica vem ganhando espaço no mercado brasileiro nos últimos anos. A participação do Brasil em Gotemburgo indica que agora o intercâmbio começa a ir na outra direção também, impulsionado pela participação do Brasil em feiras internacionais e o esforço conjunto de editoras, agentes literários e programas de internacionalização da literatura. A agência Vikings of Brazil, por exemplo, busca não apenas trazer títulos nórdicos para o Brasil como também busca autores brasileiros publicados para representar na Escandinávia.

Extraído do sítio Publish News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.