24 de junho de 2013

PONTA GROSSA É REFERÊNCIA NA CULTURA DO ESTADO, AFIRMA TEZZA - Daniel Petroski

Cristovão Tezza conversou com o Jornal da Manhã e abordou como anda o cenário cultural do Paraná. Segundo ele, Ponta Grossa é uma referência dentro desse setor.

Credito:Thiago Terada
Em recente visita a Ponta Grossa, Tezza fez um balanço de como está o cenário cultural do Estado.

Um dos principais nomes da literatura da região sul do país, Cristovão Tezza esteve em Ponta Grossa para participar do 1º Encontro do projeto de leitura “Conversa Entre Amigos”, criado pelo deputado federal Marcelo Almeida. A atividade aconteceu no início de junho, no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O “Conversando entre Amigos da UEPG” tem programados sete encontros, em 2013 e 2014.

O programa já conta com mais de mil leitores cadastrados em todo o Paraná. Não há qualquer pré-requisito para aderir ao projeto. Por isso, a iniciativa reúne leitores de diferentes idades, profissões, crenças e origens. A diversidade do público contribui para o enriquecimento dos debates.

Durante sua passagem pela cidade, o autor recebeu a equipe do Jornal da Manhã para um bate-papo sobre a literatura paranaense e o cenário cultural em que o Estado se encontra.

Tezza é natural de Lages, Santa Catarina. No entanto, dois anos após a morte do seu pai, ele e a família se mudaram para Curitiba, se tornando uma das referências literárias do Paraná.

Sua atuação dentro dos aspectos culturais da região perpassam pelo Centro Capela de Artes Populares (CECAP), a participação na primeira peça de Denise Stoklos, e pelas duas montagens do grupo XPTO, dirigido por Ari Pára-Raio.

Internacionalmente, Tezza partiu em dezembro de 1974 para Portugal. Foi estudar Letras na Universidade de Coimbra, matriculado pelo Convênio Luso-Brasileiro. No entanto, como a universidade estava fechada pela Revolução dos Cravos, passou um ano perambulando pela Europa.

Em 1988 publicou ‘Trapo’ (Brasiliense), livro que tornou seu nome conhecido nacionalmente. Nos dez anos seguintes, publicou os romances como ‘Aventuras Provisórias’ (Prêmio Petrobrás de Literatura), ‘Juliano Pavollini’, ‘A Suavidade do Vento’, ‘O Fantasma da Infância’ e ‘Uma noite em Curitiba’, além de muitos outros livros.

Em maio de 2013, saiu pela Editora Record a coletânea de crônicas ‘Um operário em férias’, com seleção e apresentação de Christian Schwartz, e ilustrações de Benett.

Jornal da Manhã: Como você avalia a importância da realização de eventos como o ‘Conversa Entre Amigos’ no Paraná?

Tezza: É uma ideia simples e excelente: um grupo de leitores lê o mesmo livro e conversa sobre ele com o autor. Pela minha experiência, o debate sempre fica mais focado e objetivo - e, para o autor, é sempre um prazer conversar com o leitor “real” do seu livro. E é um evento importante para qualquer lugar do Brasil, pela carência de leitura que o país sofre.

Extraído do sítio Jornal da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.